¿Fe neo-religiosa, post-religiosa o inter-religiosa? Sobre nuevas religiosidades en Japón

Main Article Content

Juan Masiá

Resumo

Fé neo-religiosa, pós-religiosa ou interreligiosa? Sobre novas religiosidades no Japão

Susumu Shimazono, que tem analisado pormenorizadamente a situação das religiosidades e novas espiritualidades no Japão, levanta diversas questões desafiantes: Tem futuro as religiões?  Qual é, se existe, o futuro das religiões? Ou deve-se considerar a possibilidade, sentido e alcance de uma religiosidade-espiritualidade além das religiões? Coletando os resultados de estudos de sociología da religião sobre o desenvolvimento, progresso ou retrocesso das religiões tradicionais e os chamados novos grupos ou movimentos religiosos, e também as chamadas “novas espiritualidades”, Shimazono deixa em aberto a pergunta sobre o futuro da religiosidade no Japão. As leituras de Shimazono me fazem refletir sobre sua eventual complementaridade frente às transformações da religiosidade no mundo de hoje. Esta reflexão converge com o que tenho pensado a respeito do encontro com a reinterpretação e transformação atual do budismo na religiosidade de Nikkyo Niwano, fundador da associação budista leiga Koseikai. Dessa convergencia surgiu esta reflexão, apenas como uma tentativa de avaliar a espiritrualidade inter-religiosa como alternativa para o dilema entre tendências neo-religiosas e pós-religiosas.

Article Details

Como Citar
MASIÁ, J. ¿Fe neo-religiosa, post-religiosa o inter-religiosa? Sobre nuevas religiosidades en Japón. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 13, n. 37, p. 193-212, 31 mar. 2015.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Juan Masiá, Universidad Católica Santo Tomás - Osaka, Japon.

Doctor en Teología, profesor y escritor jesuita español. Fue director del Departamento de Bioética en el Instituto de Ciencias de la Vida de la japonesa Universidad de Sofia, y profesor de Bioética y Antropología en la facultad de Teología de la misma universidad. Enseña Bioética en la Universidad Católica Santo Tomás, de la diócesis de Osaká, es colaborador en Tokio de la comisión católica de Justicia y Paz y de la sección japonesa de la Conferencia Mundial de Religiones por la Paz. . País de origen: Eapaña. E-mail: masiaster@gmail.com