¿Un Cristianismo postreligional?

Main Article Content

Pierre Simon Arnold Gulikers

Resumo

Um cristianismo pós-religional?

Parto do pressuposto de que o cristianismo fundacional não uma religião, mas um humanismo suprareligioso. Fundamento esta afirmação ao submeter diferentes dimensões do movimento cristão primitivo a uma hermenêutica postreligional. Considero que o que chamamos de cristandade é um desvio religioso institucional do cristianismo que começou com o Edito de Milão, mas que foi preparado anteriormente a partir das Cartas Pastorais. Nesta perspectiva, a crise atual do sistema religioso da Cristandade é uma oportunidade de retornar às origens de um cristianismo supra e inter-religioso. Finalmente proponho considerar o cristianismo contemporâneo, por estar intimamente vinculado à aventura cultural histórica do Ocidente, como o movimento espiritual melhor preparado para lidar com o giro postreligional e propor a outras religiões, menos acostumadas que o cristianismo às críticas e autocríticas ocidentais, um novo local do religioso no contexto da pós-modernidade.

Article Details

Como Citar
ARNOLD GULIKERS, P. S. ¿Un Cristianismo postreligional?. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 13, n. 37, p. 78-111, 30 mar. 2015.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Pierre Simon Arnold Gulikers, Presidente del Instituto de Estudios de las Culturas Andinas IDECA, Puno, Perú.

Doctor en Ciencias de la Comunicación, Lovaina Bélgica. Licenciado en teología, Universidad Católica, Arequipa Perú. Presidente del Instituto de Estudios de las Culturas Andinas IDECA, Puno, Perú.