O Thesenblatt “A missão mundial jesuíta” de 1664: exemplo da importância da religio cordis como linguagem da religião na iconografia jesuíta

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Helmut Renders

Resumo

Este artigo introduz à iconografia de Thesenblätter – cartazes que anunciam as teses de disputações acadêmicas, expressão característica de disputações acadêmicas universitárias católicas dos séculos 16 e, especialmente, 17 – como um gênero próprio e importante da cultura visual europeia católica do barroco e rococó. Depois apresenta o Thesenblatt Die Weltmission der Gesellschaft Jesu” (A Missão Mundial da Sociedade de Jesus) gravado em 1664 por Bartholomäus Kilian segundo um desenho de Johann Christoph Storer. Evidencia-se neste Thesenblatt alemão o amplo e, ao mesmo tempo, variado uso da religio cordis como linguagem imagética que caracteriza a missão mundial jesuíta, em especial, e a teologia jesuíta em geral. Através da linguagem imagética da religião do coração constrói-se a ideia de continuidade entre a teologia jesuíta, a missa de Gregório e os(as) grandes místicos(as) das épocas medieval e da reforma católica, como também estabelece uma interface com o mundo renascentista, para retomar e promover a via tripla da mística medieval como espiritualidade ideal e ortodoxa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RENDERS, H. O Thesenblatt “A missão mundial jesuíta” de 1664: exemplo da importância da religio cordis como linguagem da religião na iconografia jesuíta. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 13, n. 38, p. 1021-1050, 3 jul. 2015.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Helmut Renders, Universidade Metodista de São Paulo; Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião e da Faculdade de Teologia

Graduação em teologia - Theologisches Seminar der Evangelisch-methodistischen Kirche in Deutschland (RFA, 1987 / convalidado pela Universidade Metodista de São Paulo [Umesp] em 2001) e curso de hebraico - Kirchliche Hochschule Wuppertal (RFA, 1984). Doctor of Ministry - Wesley Seminary Washington, DC (EUA, 1998). Lato Sensu em Ciências da Religião - Umesp (BRA, 2003). Iniciou em 2003 um mestrado em Ciências da Religião (Umesp, BRA), na qualificação transformado em doutorado direto (2004), Doutorado em Ciências da Religião - Umesp (BRA, 2006). Pós-doutorado em Ciência da Religião - Universidade Federal de Juiz de Fora [UFJF] (BRA, 2012). É professor associado da Universidade Metodista de São Paulo, do Programa da Pós-graduação em Ciências da Religão e da Faculudade de Teologia (Graduação), coordenador da Editeo (Editora da FaTeo / Umesp), editor da revista científica Caminhando (impressa e on-line; FaTeo / Umesp, Qualis B2) e secretário do Centro de Estudos Wesleyanos (FaTeo / Umesp). Na Universidade é integrante da Comissão de Ética e da Comissão de Publicações. Tem experiência na área da Teologia e Ciências de Religião e concentra sua pesquisa nas linguagens da religião e suas expressões simbólicas, narrativas, rituais, doutrinais e éticas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9348720483251408

Repositório digital de textos: https://metodista.academia.edu/HelmutRenders