O Coetus Internationalis Patrum no Concilio Vaticano II: apresentação e resultados de uma pesquisa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Philippe Roy-Lysencourt

Resumo

O Coetus Internationalis Patrum (CIP), presidido por Mgr. Lefebvre, foi o principal grupo de opositores ao espírito geral do Concílio Vaticano II. No presente artigo, o autor expõe brevemente suas pesquisas sobre o assunto em questão; pesquisas essas que culminaram na redação de uma tese de doutorado defendida no dia 3 de novembro de 2011. Depois de ter realizado uma história da pesquisa sobre o tema em questão e de ter apresentado as fontes utilizadas, o autor descreve a organização, a atividade e a estratégia do CIP, para então avaliar seu impacto sobre os esquemas do Concílio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ROY-LYSENCOURT, P. O Coetus Internationalis Patrum no Concilio Vaticano II: apresentação e resultados de uma pesquisa. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 13, n. 38, p. 1051-1079, 3 jul. 2015.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Philippe Roy-Lysencourt, F.R.S.-FNRS Université Laval École Française de Rome

Philippe Roy-Lysencourt é doutor em História (Universidade de Lyon 3) e doutor em Ciências das Religiões (Universidade Laval). Atualmente, é Professor substituto de ‘História do Cristianismo’ na Universidade Laval (Québec, Canadá),  Pesquisador do ‘Fundo Nacional de Pesquisas Científicas’ (FNRS – Bélgica), e Pesquisador Residente na École Française de Rome E-mail : philippe.roy.lysencourt@gmail.com