Islã: práticas religiosas e culturais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vera Lúcia Maia Marques

Resumo

O texto propõe uma narrativa que demonstra como as fronteiras entre a religião e a cultura são fluidas, tendo como ponto de partida as observações, por mim realizadas, na comunidade islâmica em Portugal. Ainda que pesem as divergências e as complexidades do grupo de muçulmanos em Portugal, devido às suas procedências, vertentes islâmicas e movimentos, serão os muçulmanos guineenses os protagonistas nesse artigo por se tratar de um caso de migração contínua naquele país, resultando num aumento dessa população em Portugal.  E que, de certa maneira, vem exemplificar a fluidez das relações religião/ cultura, pelas próprias práticas advindas de suas culturas particulares. E mais, como maioria muçulmana procedente de uma mesma região geográfica, reproduzindo traços étnicos, sofrem um processo de segregação, não somente da sociedade mais ampla de acolhimento mas também do grupo religioso islâmico estabelecido em Portugal, o que vem gerar uma situação de conflito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MARQUES, V. L. M. Islã: práticas religiosas e culturais. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 13, n. 38, p. 733-749, 30 jun. 2015.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Vera Lúcia Maia Marques, UFMG

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Bolsista CAPES-MEC, no período de Agosto de 2008 a Janeiro de 2009, quando em investigação em Portugal – cooperação com a Universidade Nova de Lisboa. Bolsista FAPEMIG durante o trabalho de campo no Brasil. Mestre em Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), com investigação sobre a conversão de brasileiros ao Islã, em São Paulo e sua região metropolitana. Pesquisadora do Centro de Estudos da Religião Pierre Sanchis (UFMG-Brasil). Investigadora colaboradora do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia - Portugal) locada no grupo de pesquisa “Circulação e produção de lugares”, Linha Temática Azimute - Estudos em Contextos Árabes e Islâmicos (CRIA-Portugal), NAR - Núcleo de Antropologia da Religião (CRIA-Portugal). Experiência acadêmica e profissional em Antropologia e Sociologia, com ênfase em religião Atua, principalmente, nos seguintes temas: Islã, conversão, muçulmanos, práticas, imigração, herança islâmica. verinhamarques@terra.com.br