Um segredo escondido e revelado entre fios: Jz 16,4-22

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Paulo Jackson Nóbrega de Sousa

Resumo

As estórias do ciclo de Sansão estão bastante enraizadas no imaginário popular. Utilizando a Análise Narrativa em diálogo com o Método Histórico-Literário, este artigo pretende explicar exegeticamente um relato presente em Jz 16,4-22. Trava-se uma relação dinâmica e promissora entre conteúdo e forma, entre a beleza estética e a mensagem teológica de um tecido literário. Parte-se da análise morfossintática verbal da narrativa e do discurso direto, estuda-se a cadeia narrativa, a noção de tempo e o esquema de repetição em “3 + 1”, para, finalmente, se definir a trama e compreender as ações dos personagens em cada cena. Para além dos fios que se entrecruzam, a perícope nos convida a contemplar um belo e unitário tecido. Dalila, paga pelos filisteus, pretende descobrir o segredo da força de Sansão com o objetivo de dominá-lo e subjugá-lo. Depois de três tentativas falidas, finalmente consegue realizar o seu intento. O segredo é escondido e revelado entre fios, que se tornam símbolo da vida humana e de modo particular da história de Israel que desconhece a origem de sua força: Deus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SOUSA, P. J. N. DE. Um segredo escondido e revelado entre fios: Jz 16,4-22. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 13, n. 38, p. 907-940, 3 jul. 2015.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, Professor da FAJE e da PUC-Minas

É mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma - 2001) e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma - 2010), validados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É professor do Departamento de Teologia na Faje e na PUC-Minas. Tem experiência na área de Teologia Bíblica e em línguas bíblicas. Atua principalmente nos seguintes temas: Pentateuco, Cartas Paulinas e Apocalipse. Desenvolve pequisa na área de Eclesiologia Paulina.