O cânon bíblico: por que certas narrativas se tornaram sagradas?
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O artigo aborda questões relacionadas à formação do cânon bíblico judaico-cristão. Propõe-se a discutir, em seu foco mais amplo, por que e de que modo a Bíblia é ou tornou-se livro sagrado. De modo mais específico, destaca alguns traços das teologias que subsidiaram a delimitação do cânon judaico e do cânon cristão. Aponta o caráter de normatividade que o cânon constrói para os seguidores do judaísmo e do cristianismo. Destaca ainda algumas informações históricas relativas aos momentos em que, primeiro, a Bíblia judaica e, depois, a Bíblia cristã alcançaram seu status canônico definitivo. Na abordagem que entrelaça aspectos teológicos e históricos da formação do cânon, destacam-se, dentre outros pontos, as concepções teológicas de revelação e palavra de Deus, a centralidade teológica da Lei (Torá) para a comunidade judaica, a fidelidade dos Profetas (Nebiim) à tradição mosaica, a releitura da Torá realizada pelos sábios com seus Escritos (Qetubim), por Jesus de Nazaré e pelas primeiras comunidades cristãs.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.