Teologia dogmática e experiência espiritual cristã: Repensando a relação com H.U. von Balthasar

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria Abrão

Resumo

Ao propor a reflexão sobre as relações entre teologia dogmática e experiência espiritual cristã, queremos mostrar neste artigo como um grande teólogo do século XX, Hans Urs von Balthasar, convida o leitor a entrar na leitura e na compreensão das razões histórico-teológicas que orientaram algumas opções e posturas assumidas, bem como a reconhecer os impactos provocados tanto na teologia como na experiência espiritual, e ainda, mais amplamente, no cristianismo e na sua missão. O caminho escolhido para este estudo parte de uma de suas obras, L’amour seul est digne de foi, e apoia-se, a seguir, no impressionante acervo intelectual do autor, nele pesquisando a transversalidade do tema. No presente trabalho, à escuta da ameaça de rupturas, analisaremos sobretudo a concepção e a possibilidade da experiência espiritual cristã indagando o AT, o NT e os Santos Padres. Que esperança se delineia nesta interlocução? Poder-se-á depreender do percurso realizado conclusões parciais. Aprofundamentos ulteriores serão indispensáveis para chegar à compreensão de tudo o que está em jogo na busca de inteligibilidade da teologia e da própria experiência cristã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ABRÃO, M. Teologia dogmática e experiência espiritual cristã: Repensando a relação com H.U. von Balthasar. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 14, n. 43, p. 1039-1063, 30 set. 2016.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Maria Abrão, Universidade Católica de Pernambuco

Doutorado em Teologia por Facultés Jésuites Centre Sèvres, Paris. Professora do Mestrado de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco.