Teologia dogmática e experiência espiritual cristã: Repensando a relação com H.U. von Balthasar
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Ao propor a reflexão sobre as relações entre teologia dogmática e experiência espiritual cristã, queremos mostrar neste artigo como um grande teólogo do século XX, Hans Urs von Balthasar, convida o leitor a entrar na leitura e na compreensão das razões histórico-teológicas que orientaram algumas opções e posturas assumidas, bem como a reconhecer os impactos provocados tanto na teologia como na experiência espiritual, e ainda, mais amplamente, no cristianismo e na sua missão. O caminho escolhido para este estudo parte de uma de suas obras, L’amour seul est digne de foi, e apoia-se, a seguir, no impressionante acervo intelectual do autor, nele pesquisando a transversalidade do tema. No presente trabalho, à escuta da ameaça de rupturas, analisaremos sobretudo a concepção e a possibilidade da experiência espiritual cristã indagando o AT, o NT e os Santos Padres. Que esperança se delineia nesta interlocução? Poder-se-á depreender do percurso realizado conclusões parciais. Aprofundamentos ulteriores serão indispensáveis para chegar à compreensão de tudo o que está em jogo na busca de inteligibilidade da teologia e da própria experiência cristã.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.