Espiritualidades, Filosofias e Religiões do Oriente: experiências de encontros e diálogo
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Um dossiê sobre Espiritualidades, Filosofias e Religiões do Oriente coloca, de início, o desafio de situar de onde se está falando. Tratar de Budismo, Islamismo, Hinduísmo e Práticas Corporais Orientais, em um contexto não asiático, inicia, obviamente, todo um jogo de visões éticas e êmicas. E o mesmo pode ser dito da visão do Cristianismo Europeu em um contexto asiático. O que nos mostra ser familiar, em uma ou outra situação, varia consideravelmente. O estranhamento entra sub-repticiamente em nossa escuta daquilo que tradições nascidas em outro contexto territorial têm a nos dizer, estranhamento este já tematizado na noção de Orientalismo, de Edward Said. Daí que proponho abaixo algumas vinhetas, trazendo momentos experimentados durante os anos em que vivi na Índia ou na China como professor universitário, adicionadas a momentos de contato com o hinduísmo vivido no Brasil. Serão, por assim dizer, amostras do que podem ou não ser algumas tentativas do encontro, diálogo e escuta do Outro.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.