Espiritualidades, Filosofias e Religiões do Oriente: experiências de encontros e diálogo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carlos Alberto Gohn

Resumo

Um dossiê sobre Espiritualidades, Filosofias e Religiões do Oriente coloca, de início, o desafio de situar de onde se está falando. Tratar de Budismo, Islamismo, Hinduísmo e Práticas Corporais Orientais, em um contexto não asiático, inicia, obviamente, todo um jogo de visões éticas e êmicas. E o mesmo pode ser dito da visão do Cristianismo Europeu em um contexto asiático. O que nos mostra ser familiar, em uma ou outra situação, varia consideravelmente. O estranhamento entra sub-repticiamente em nossa escuta daquilo que tradições nascidas em outro contexto territorial têm a nos dizer, estranhamento este já tematizado na noção de Orientalismo, de Edward Said. Daí que proponho abaixo algumas vinhetas, trazendo momentos experimentados durante os anos em que vivi na Índia ou na China como professor universitário, adicionadas a momentos de contato com o hinduísmo vivido no Brasil. Serão, por assim dizer, amostras do que podem ou não ser algumas tentativas do encontro, diálogo e escuta do Outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GOHN, C. A. Espiritualidades, Filosofias e Religiões do Oriente: experiências de encontros e diálogo. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 14, n. 43, p. 711-716, 30 set. 2016.
Seção
Editorial
Biografia do Autor

Carlos Alberto Gohn, UFMG

Doutor em Literatura Comparada pela UFMG (1994), com pós-doutorado na EFEO - Pondicherry, India (1997), na área de tradução. Leitor brasileiro (MRE-CAPES) na Universidade JNU, em Nova Delhi (2003-2005). Professor de Estudos da Tradução na Universidade de Macau, China (2012-2013).  Professor Associado III aposentado da UFMG. Foi coordenador do Centro de Estudos sobre a Índia da UFMG e do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG