A leitura das narrativas sagradas: uma crítica à exegese tradicional à luz da Semiótica da Cultura e Teorias Narrativas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Kenner Roger Cazotto Terra

Resumo

A interdisciplinaridade, tema caro para as pesquisas científicas, gerou profundas e renovadoras mudanças nas perguntas feitas aos textos, que giravam sempre em torno da autoria, fundo histórico e genealogia de tradições. Observando a história do estabelecimento das ciências da religião, desde os primeiros trabalhos de Max Müller, sabe-se que a leitura das narrativas sagradas foi fundamental. Estas são expressões de linguagem oral ou escrita do ambiente religioso. Neste texto, serão apresentadas as intuições da semiótica da cultura de I. Lótman e colocadas em diálogo com as teorias narrativas, para serem pensados pressupostos epistemológicos e metodologias, menos devedores das metodologias historicistas, a fim de servirem de instrumento para interpretação destes textos sacralizados pelas comunidades religiosas. Para este feito, serão apresentados e discutidos conceitos como texto, cultura, memória e narrativa, os quais permitirão fazer as devidas críticas às metodologias tradicionais que se cristalizaram na prática interpretativa, especialmente na exegese filha da Modernidade, como, também, propor novas perguntas e caminhos na compressão dos textos das religiões.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
TERRA, K. R. C. A leitura das narrativas sagradas: uma crítica à exegese tradicional à luz da Semiótica da Cultura e Teorias Narrativas. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 14, n. 43, p. 859-889, 30 set. 2016.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Kenner Roger Cazotto Terra, Faculdade Unida de Vitória (FUV)

Graduado em Teologia (EST), Mestre e doutor em Ciências da Religião (UMESP), Membro do grupo de Pesquisa Oracula (www.oracula.com.br), da ABIB (associação brasileira de interpretação bíblica) e SBL