Um altar romano na baía do Guajará: programa iconológico e reforma católica na Catedral da Sé de Belém do Pará (1867-1892)

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Aldrin Figueiredo
Silvio Ferreira Rodrigues

Resumo

Este artigo analisa o papel da arte sacra e religiosa na Amazônia no contexto do movimento de renovação do catolicismo brasileiro no século XIX, conhecido como reforma católica Para isso, toma, como objeto de análise, a encomenda do altar mor de Nossa Senhora de Belém pelo bispo do Pará D. Antônio de Macedo Costa (1830-1891) para o escultor e arquiteto italiano Luca Carimini (1830-1890). Essa obra, juntamente com outras realizadas no mesmo período do pontificado de Pio IX, perfaz um programa iconológico e um corpus narrativo de fundo artístico e sagrado, que são testemunhos da pedagogia e dos debates políticos na história do catolicismo romano e brasileiro do século XIX. Além disso, movimenta artistas que atuaram sob o mecenato do papa Pio IX para cidades latino-americanas como Santiago, no Chile, e Belém do Pará, no Brasil, evidenciando conexões artísticas, intelectuais e religiosas entre o Vaticano e a América do Sul, como parte do movimento internacional de renovação do catolicismo. 

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Como Citar
FIGUEIREDO, A.; RODRIGUES, S. F. Um altar romano na baía do Guajará: programa iconológico e reforma católica na Catedral da Sé de Belém do Pará (1867-1892). HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 14, n. 43, p. 975-1011, 30 set. 2016.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Aldrin Figueiredo, Universidade Federal do Pará

Graduado em História (UFPA, 1989), especialista em Antropologia Social (UFPA, 1993), mestre e doutor em História (UNICAMP, 1996, 2001) e bolsista de produtividade do CNPq. Desde 1991 é professor da Faculdade de História da UFPA. Sua área de interesse procura conexões entre a história cultural, as artes visuais e o ensaio crítico. Atualmente vem se dedicando ao estudo das artes plásticas e literárias na Amazônia nos séculos XIX e XX, patrimônio histórico, história e arquivos, memória e acervos da imigração estrangeira na Amazônia e a história social da intelectualidade amazônica (séculos XVIII-XX). Realizou curadorias e consultorias em diversos projetos com instituições brasileiras e estrangeiras. Coordena o Grupo de Pesquisa em História Social da Arte (UFPA/CNPq) e atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia e diretor do Centro de Memória da Amazônia sediado na Universidade Federal do Pará.

Silvio Ferreira Rodrigues, Escola de Aplicação da UFPA

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (2004) , graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Pará (2004) e mestrado e Doutorado (2015)em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2008) . Atualmente é Professor e pesquisador da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de História , com ênfase em História do Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas: historia da medicina, história da arte,  arte republicana, arte e religião.