As noções de Polidoxia e de diferenciais de poder no contexto da relação entre imaginários e diálogos inter-religiosos.

Main Article Content

Cláudio de Oliveira Ribeiro

Resumo

A pesquisa procurou sistematizar duas noções em torno das relações inter-religiosas que visam desconstruir imaginários de corte idealista que muitas vezes emergem de práticas e de formas de ecumenismo inter-religioso: os diferenciais de poder presentes na sociedade e nas relações inter-religiosas e a concepção de polidoxia que evitaria interpretações e ações dicotômicas e bipolares. Metodologicamente, recorremos ao processo de sínteses de perspectivas oriundas dos estudos culturais pós-coloniais realizados por diferentes autores e à crítica teológica feminista de Kwok Pui-Lan. Entre os resultados da pesquisa estão as bases teóricas para as análises que dão destaque aos diferenciais de poder presentes também nas relações inter-religiosas que uma vez identificados, assumidos e equacionados criticamente poderiam atenuar a reprodução de formas veladas de dominação, na medida em que tais formas, contraditoriamente, também estão presentes no espectro do diálogo inter-religioso. Outro é uma elucidação da concepção de polidoxia, que, por intermédio da crítica e do desmascaramento do pensamento único, visa a ultrapassar o binômio ortodoxia/heresia, que em geral inibe a efetivação de um diálogo inter-religioso e cultural autêntico. A divindade, nesta perspectiva, é compreendida em termos de multiplicidade, irrestringibilidade e relacionalidade.

Article Details

Como Citar
RIBEIRO, C. DE O. As noções de Polidoxia e de diferenciais de poder no contexto da relação entre imaginários e diálogos inter-religiosos. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 15, n. 45, p. 40-67, 31 mar. 2017.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Cláudio de Oliveira Ribeiro, UMESP

Possui formação em Teologia. O doutorado (2000) e o mestrado (1994) em Teologia foram feitos na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e a graduação (1985) no Seminário Metodista Cesar Dacorso Filho-RJ. Tem experiência docente e de pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia teológica, cristologia, ecumenismo, metodismo, pastoral popular, eclesiologia, pneumatologia, ciências da religião e direitos humanos. Tem experiência na área de assessoria à comunidades eclesiais de base e organismos ecumênicos. Atualmente é professor titular de Teologia e Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo.