As diferenças como ethos e práxis contemporâneos: sobre a dialética entre fundamentação e aplicação de paradigmas normativo-religiosos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Leno Francisco Danner
Agemir Bavaresco
Fernando Danner

Resumo

Neste artigo, estabelecemos a categoria das diferenças como o ethos e a práxis antropológico-ontológicos e epistemológico-políticos efetivamente contemporâneos, que desafiam-dinamizam as religiões institucionalizadas e universalistas, ao estilo da Igreja Católica, em seu uso de fundamentações essencialistas e naturalizadas como base normativo-paradigmática para o enquadramento, legitimação e orientação dessas mesmas diferenças, como embasamento da dialética entre pluralidade e unidade acerca dessas mesmas diferenças. A partir disso, defenderemos que o desafio central para as religiões institucionalizadas e universalistas neste século XXI – e, no nosso caso, novamente para a Igreja Católica – consiste na desconstrução da correlação entre institucionalismo forte, objetividade antropológico-ontológica e epistemológico-moral estritas e fundamentalismo político-normativo. Nesse sentido, na medida em que também as instituições religiosas trouxerem para dentro de sua dinâmica de constituição, legitimação e fomento do credo as diferenças como práxis normativa e sujeitos epistemológico-políticos da fundamentação, alcança-se um enfraquecimento e uma moderação – e talvez até mesmo um abandono – de fundamentações essencialistas e naturalizadas como base para o enquadramento de todas as áreas da vida humana. Este, de todo modo, conforme pensamos, deve ser o caso de gênero e de sexualidade, que a rigor já não poderiam e nem deveriam mais ser fundados em tais bases essencialistas e naturalizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DANNER, L. F.; BAVARESCO, A.; DANNER, F. As diferenças como ethos e práxis contemporâneos: sobre a dialética entre fundamentação e aplicação de paradigmas normativo-religiosos. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 15, n. 46, p. 510-542, 30 jun. 2017.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Leno Francisco Danner, Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Doutor em Filosofia (PUC-RS). Professor de Filosofia e de Sociologia no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Agemir Bavaresco, Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Doutor em Filosofia (Université Paris I - Phanteon Sorbonne). Professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Fernando Danner, Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Doutor em Filosofia (PUC-RS). Professor do Departamento de Filosofia e de Sociologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).