O primeiro grande movimento social brasileiro: a campanha abolicionista (1868-1888)

Main Article Content

Ênio José da Costa Brito

Resumo

Nos últimos anos, o processo de Abolição tem ocupado a agenda dos historiadores(as), um dos estudos mais amplos é o Angela Alonso, intitulado Flores, votos e balas. O movimento abolicionista Brasileiro (1868-1888). Para a autora, a contribuição do movimento abolicionista para o termino da escravidão, ainda não foi devidamente valorizado pela historiografia. Processo dividido por ela em três fases, cada uma com sua especificidade: na das flores(1868-1878), o movimento abre-se para o espaço público, na dos votos (1879-1885) atua nos espaços políticos e na das balas (1885-1888), mergulha na clandestinidade. Ao apresentar as três fases, tem sempre presente as relações entre a campanha abolicionista e o sistema político. O reflexo na análise desta acentuada perspectiva política foi ter deixando na sombra a efetividade escrava ao longo de todo o processo. Flores, votos e balas recoloca na agenda historiografia brasileira o debate sobre as causas que levaram a abolição e, implicitamente convida os leitores(as) a refletirem sobre nossos problemas atuais, que tem suas raízes na mentalidade escravocrata que permanece silenciosa mas viva na alma brasileira.

Article Details

Como Citar
BRITO, ÊNIO J. DA C. O primeiro grande movimento social brasileiro: a campanha abolicionista (1868-1888). HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 15, n. 47, p. 1056-1073, 30 set. 2017.
Seção
Comunicações Dossiê/Papers-Communications Dossier
Biografia do Autor

Ênio José da Costa Brito, PUC SP

Graduação em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana (1972) , graduação em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1966) e doutorado em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana (1979) . Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professor Doutor do Centro Universitário Assunção Unifai e Professor do Instituto São Paulo de Estudos Superiores Itesp. Tem experiência na área de Teologia , com ênfase em Teologia Pastoral. Atuando principalmente nos seguintes temas: Leigo, Igreja, Pastoral, Teologia.