Discursos religiosos e sociedade democrática

Main Article Content

Alberto Paulo Neto
Ildo Perondi

Resumo

O artigo investiga a pertinência dos discursos religiosos para a construção da sociedade democrática. A contemporaneidade filosófica tem observado que as religiões podem contribuir para a realização do objetivo de fraternidade e solidariedade entre os cidadãos com distintas orientações axiológicas. A teoria do discurso de Jürgen Habermas analisa que as sociedades contemporâneas estão vivenciando o processo de pós-secularização e o ressurgimento das religiões na esfera pública. O filósofo alemão considera que as instituições religiosas têm o conteúdo normativo e a legitimidade que está ausente nas instituições políticas e nos atores políticos. As religiões mundiais se caracterizam pelas ações sociais e o incentivo à solidariedade aos seus fiéis. No nível pós-metafísico de fundamentação da forma política, os discursos religiosos podem motivar os cidadãos para a atitude comunicativa e o entendimento sobre as normas sociais que deverão reger a sociedade justa e inclusiva. Nesse sentido, a experiência de auto-esclarecimento das religiões sobre as suas doutrinas e princípios de fé poderá colaborar para o entendimento entre os cidadãos religiosos e não-religiosos. Por fim, a análise da experiência católica de autorreflexão sobre suas doutrinas e o relacionamento com as diversas religiões se tornou o exemplo de diálogo para as entidades religiosas no mundo secular.

Article Details

Como Citar
PAULO NETO, A.; PERONDI, I. Discursos religiosos e sociedade democrática. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 15, n. 47, p. 828-854, 29 set. 2017.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Alberto Paulo Neto, Universidade de São Paulo (USP) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo e realiza o estágio de pós-doutorado na Universidade de São Paulo com o Projeto de Pesquisa “Democracia contestatória e Justiça social”. Líder do Grupo de Pesquisa “Justiça e Direitos fundamentais” (CNPq/PUCPR). Docente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A pesquisa está inserida no Projeto de Pesquisa básica e aplicada “Republicanismo, Democracia e Justiça social” e foi realizada com o apoio da Fundação Araucária (Chamada Pública 09/2016). E-mail: apnsophos@yahoo.com.br.

Ildo Perondi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ). Líder do Grupo de Pesquisa “Teologia e Sociedade” (CNPq/PUCPR). Docente e coordenador do curso de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A pesquisa está inserida no Projeto de Pesquisa básica e aplicada “Republicanismo, Democracia e Justiça social” e foi realizada com o apoio da Fundação Araucária (Chamada Pública 09/2016). E-mail: ildo.perondi@pucpr.br.