Leitura bioética de variações sociais da vigilância em condomínios

Main Article Content

Marcio Fabri dos Anjos
Rogerio Jolins Martins

Resumo

O objetivo do artigo é pensar a bioética nas variações sociais da vigilância em condomínios. A vigilância é ambivalente no seu conceito e em suas práticas e serve tanto para proteger quanto para dominar. Este é um estudo conceitual bibliográfico que, inicialmente, descreve a passagem do sentido de cuidar para uma relação de domínio, seguida por algumas experiências de variações socioculturais de vigilância; um terceiro passo aborda as regras da vigilância que garantem a coesão nos condomínios; e, por fim, faz-se uma leitura bioética dos processos de vigiar. A bioética questiona o modelo atual de vigilância que tenta salvaguardar a segurança de um grupo, dentro de uma sociedade composta por violências, mas que não atende toda a coletividade. Por isso, tal modelo se mostra insuficiente para garantir uma segurança efetiva que se busca. Propõe, no entanto, que se busque um ambiente seguro no qual a segurança e a liberdade estejam em equilíbrio.

Article Details

Como Citar
ANJOS, M. F. DOS; MARTINS, R. J. Leitura bioética de variações sociais da vigilância em condomínios. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 15, n. 47, p. 887-904, 30 set. 2017.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Marcio Fabri dos Anjos, Centro Universitário São Camilo

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Licenciado em Filosofia. Coordenador do programa de doutorado e mestrado em Bioética, do Centro Universitário São Camilo, São Paulo. Presidente da SOTER-Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (1991-1998).

Rogerio Jolins Martins, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Doutor e Mestre em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo/SP. Possui graduação em Filosofia pela PUC/MG (1998), graduação em Teologia pela PUC / SP (2007). Professor de Filosofia com ênfase em Antropologia, Ética e Bioética na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas