Celebridades gospel e o turismo evangélico: os líderes de opinião como fonte de significados para as caravanas evangélicas à Terra Santa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Miriane Sigiliano Frossard

Resumo

Baseado na teoria sobre a transferência de significados de Grant McCracken, este estudo tem por objetivo analisar de que forma os líderes de opinião evangélicos são capazes de transferir significados culturais para o produto caravanas evangélicas para a Terra Santa. Como todo bem de consumo, esse produto religioso é repleto de significados culturais advindos do mundo culturalmente constituído, neste caso, do universo religioso dos evangélicos. Tais significações passam a habitar o bem por meio de duas vias, a saber, a publicidade e o sistema de moda. Dentro do sistema de moda, uma importante fonte de significados são os líderes de opinião, que são capazes não apenas de edificar, mas também de reformar as acepções acerca de um bem. No intuito de demonstrar esse processo, o estudo apresenta, ao final, o caso do apóstolo Renê Terra Nova, paradigmático no que diz respeito às caravanas evangélicas para a Terra Santa. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo e explicativo realizado através de pesquisa documental, bibliográfica e etnográfica realizada de modo presencial e virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FROSSARD, M. S. Celebridades gospel e o turismo evangélico: os líderes de opinião como fonte de significados para as caravanas evangélicas à Terra Santa. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 16, n. 49, p. 14-37, 30 abr. 2018.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Miriane Sigiliano Frossard, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas/Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora e mestre em Ciência da Religião e bacharel em Turismo.