Do silêncio e do seu imaginário. A Book of Silence (Um Livro do Silêncio), de Sara Maitland, sob interrogação

Main Article Content

Alberto Filipe Ribeiro de Abreu Araújo
Ángel García del Dujo

Resumo

O presente estudo parte da obra de Sara Maitland, intitulada A Book of Silence (Um Livro do Silêncio), e procura refletir sobre esse tema na linha da alta espiritualidade cruzando-o com as figuras do imaginário que enformam o próprio silêncio. Com esta finalidade, procuramos na primeira parte, dedicada ao silêncio, compreender a natureza do silêncio, nas suas manifestações, tipos e imagens, tal como ele foi pensado e analisado por Sara Maitland na sua obra O Livro do Silêncio. Em seguida, numa segunda parte, refletir sobre o significado dessa constelação de imagens para tentarmos delinear o imaginário do silêncio. Na terceira parte, tendo já em conta os desenvolvimentos das primeira e segunda partes, refletiremos sobre a trilogia do silêncio-imaginário-criatividade. Concluiremos com algumas reflexões e interrogações suscitadas pela análise da obra da autora.

Article Details

Como Citar
ARAÚJO, A. F. R. DE A.; GARCÍA DEL DUJO, ÁNGEL. Do silêncio e do seu imaginário. A Book of Silence (Um Livro do Silêncio), de Sara Maitland, sob interrogação. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 16, n. 49, p. 257-298, 30 abr. 2018.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Alberto Filipe Ribeiro de Abreu Araújo, Universidade do Minho

Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho - Braga - Portugal

Ángel García del Dujo, Universidade de Salamanca

Doctor en Ciencias de la Educación por la Universidad de Salamanca y Doctor Honoris Causa por la Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Perú). Visiting Scholar en universidades y centros superiores de investigación -Centro de Investigación en Educación, Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores, Monterrey, México, N. L.; Department of Educational Sciences, Faculty of Psychology and Educational Sciences, Katholieke Universiteit Leuven; Institute of Education, University of London; Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra; Dipartimento Scienza dell’Educazione, Università di Bologna; Instituto de Educação da Universidade do Minho; Facultad de Educación de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Director del Grupo de Investigación Reconocido de la Universidad de Salamanca Procesos, espacios y prácticas educativas, miembro de Consejos Editoriales de revistas científicas y Director de Teoría de la Educación. Revista Interuniversitaria (desde 2001). Vicedecano (1987-1991) y Decano (1991-1993) de la Facultad de Filosofía y Ciencias de la Educación de la Universidad de Salamanca, Decano (1993-1996) de la Facultad de Educación y Director del Departamento de Teoría e Historia de la Educación (2008-2016). En la actualidad es Decano de la Facultad de Educación (desde mayo de 2016) de la Universidad de Salamanca.