Coexistência religiosa desafia as partes para o diálogo: o Cristianismo Católico e a Religião Tradicional Tsonga-Changana na construção de uma sociedade humanizada e justa no Sul de Moçambique.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

André Raúl Sibinde

Resumo

Esta dissertação, apoiada na análise bibliográfica, descreve a Religião Tradicional Tsonga-Changana e o Cristianismo Católico no Sul de Moçambique, território acentuadamente marcado pela injustiça social contra a mulher e a criança. No passado, a afiliação religiosa servia para estimular e justificar guerras, homicídios e crueldades. Para erradicar essa atitude desumana no âmbito do fenômeno religioso, na segunda metade do século XX, alguns autores cristãos passaram a ponderar sobre a cultura do diálogo inter-religioso. Neste contexto, em face da convivência inter-religiosa e das condições de injustiça social prevalecentes na sociedade Tsonga-Changana, esta pesquisa examina a possibilidade de o diálogo inter-religioso, no nível ético, entre as duas tradições religiosas – Igreja Católica e Religião Tradicional Tsonga-Changana – contribuir para o aprimoramento de suas identidades e atuações. A dissertação compõe-se, basicamente, de Introdução; (i) Descrição da experiência religiosa no Sul de Moçambique: Religião Tradicional Tsonga-Changana e Cristianismo Católico; (ii) Diálogo Inter-Religioso: uma necessidade; (iii) Tradições religiosas Tsonga-Changana e Cristã Católica ante a necessidade de humanizar a sociedade tsonga-changana; e Considerações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SIBINDE, A. R. Coexistência religiosa desafia as partes para o diálogo: o Cristianismo Católico e a Religião Tradicional Tsonga-Changana na construção de uma sociedade humanizada e justa no Sul de Moçambique. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 16, n. 49, p. 413-414, 30 abr. 2018.
Seção
Dissertações e Teses/Dissertations and Theses (Resumo/Abstract)
Biografia do Autor

André Raúl Sibinde, PUC Minas

Mestre em Ciências da Religião pelo PPG em Ciências da Religião da PUC Minas