O caminho estreito e o caminho largo de Hieronymus Wierix do ano 1619: uma leitura panofskiana de uma gravura da Reforma Católica

Main Article Content

Helmut Renders

Resumo

O artigo apresenta e interpreta a gravura De smalle en de brede Weg (o caminho estreito e o caminho largo) de Hieronymus Wierix, criada no ano de 1619 na cidade de Antuérpia, já sob domínio espanhol. O objetivo é analisar uma expressão da cultura visual religiosa católica que influenciou as Américas e o Brasil colônia e que inspirou a cultura visual evangélica brasileira, no caso, mediante a xilogravura de Charlotte Reihlen no século 19. Como método aplicam-se os três passos de interpretação de arte religiosa renascentista propostos por Ernst Panofsky, a descrição pré-iconográfica, a análise iconográfica e a interpretação iconológica. Espera-se enriquecer a compreensão da cultura visual religiosa na América Latina e no Brasil, inclusive em sua transconfessionalidade, investigando seu rico fundo imaginário. 

Article Details

Como Citar
RENDERS, H. O caminho estreito e o caminho largo de Hieronymus Wierix do ano 1619: uma leitura panofskiana de uma gravura da Reforma Católica. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 16, n. 50, p. 750-779, 31 ago. 2018.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Helmut Renders, Universidade Metodista de São Paulo; Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião e da Faculdade de Teologia

Graduação em teologia - Theologisches Seminar der Evangelisch-methodistischen Kirche in Deutschland (RFA, 1987 / convalidado pela Universidade Metodista de São Paulo [Umesp] em 2001) e curso de hebraico - Kirchliche Hochschule Wuppertal (RFA, 1984). Doctor of Ministry - Wesley Seminary Washington, DC (EUA, 1998). Lato Sensu em Ciências da Religião - Umesp (BRA, 2003). Iniciou em 2003 um mestrado em Ciências da Religião (Umesp, BRA), na qualificação transformado em doutorado direto (2004), Doutorado em Ciências da Religião - Umesp (BRA, 2006). Pós-doutorado em Ciência da Religião - Universidade Federal de Juiz de Fora [UFJF] (BRA, 2012). É professor associado da Universidade Metodista de São Paulo, do Programa da Pós-graduação em Ciências da Religão e da Faculudade de Teologia (Graduação), coordenador da Editeo (Editora da FaTeo / Umesp), editor da revista científica Caminhando (impressa e on-line; FaTeo / Umesp, Qualis B2) e secretário do Centro de Estudos Wesleyanos (FaTeo / Umesp). Na Universidade é integrante da Comissão de Ética e da Comissão de Publicações. Tem experiência na área da Teologia e Ciências de Religião e concentra sua pesquisa nas linguagens da religião e suas expressões simbólicas, narrativas, rituais, doutrinais e éticas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9348720483251408

Repositório digital de textos: https://metodista.academia.edu/HelmutRenders