O fenômeno religioso entre os jovens nas tribos urbanas: uma análise da relação cultura e religião na Comunidade Caverna de Adulão, Belo Horizonte, MG.

Main Article Content

Flávio Lages Rodrigues

Resumo

Na contemporaneidade, observamos que a chamada cultura pós-moderna possibilitou à cultura juvenil fazer suas próprias construções e escolhas, inclusive no que se refere à religião. A presente pesquisa procurou entender como ocorreu a construção cultural e religiosa nas tribos urbanas juvenis, aqui representadas pelos headbangers da Comunidade Caverna de Adulão. Nesta comunidade, o rock foi usado como instrumento de socialização entre os jovens. A hipótese desta pesquisa consiste em observar que a prática religiosa pode ser afetada pelas mudanças culturais. Enquanto algumas instituições religiosas resistem às mudanças, outras se aproveitam delas. Observamos que a adaptação de algumas igrejas evangélicas às necessidades dos jovens e às suas práticas culturais pode ser o que os atrai à Comunidade Caverna de Adulão, onde o rock foi aliado às práticas religiosas. Na primeira parte do trabalho, descrevemos as estratégias utilizadas para promover a comunidade dos jovens que estão nas mais variadas tribos urbanas, participantes da Comunidade Caverna de Adulão. Procurou-se identificar a motivação dos jovens que buscam ingressar em grupos evangélicos. Na segunda parte, apresentamos como a música e o culto de forma contextualizada para os jovens, como no caso do rock, podem ser atrativos para as tribos urbanas e como esse fenômeno abre um diálogo entre a religião e a cultura juvenil. Por fim, analisamos como ocorre a socialização entre os jovens evangélicos das tribos urbanas com o rock, tanto no aspecto cultural quanto religioso, de forma a compreender como se dá a construção do fenômeno religioso e cultural na Comunidade Caverna de Adulão. A metodologia utilizada se estabeleceu através da pesquisa bibliográfica e pela pesquisa de campo com o estudo socioantropológico-etnográfico, através da observação participante e com as discussões em grupo focal. Verificamos ao final do trabalho que nossa hipótese foi parcialmente comprovada ao observar que o rock exerceu na Comunidade estudada o papel socializador entre os membros. No entanto, hoje o rock saiu do centro da sociabilidade e outros elementos entram em seu lugar, o que proporcionou à comunidade uma maior diversidade cultural.

Article Details

Como Citar
RODRIGUES, F. L. O fenômeno religioso entre os jovens nas tribos urbanas: uma análise da relação cultura e religião na Comunidade Caverna de Adulão, Belo Horizonte, MG. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 16, n. 50, p. 941-943, 31 ago. 2018.
Seção
Dissertações e Teses/Dissertations and Theses (Resumo/Abstract)
Biografia do Autor

Flávio Lages Rodrigues, PUC Minas

Mestre em Ciências da Religião do Programa de Pós-gradução em Ciências da Religião da PUC Minas