A semiótica greimasiana no quadro epistemológico das teorias da linguagem e dos estudos da religião

  • Sueli Maria Ramos da Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: teorias da linguagem e da religião, semiótica greimasiana, epistemologia

Resumo

Este artigo tem por objetivo proceder à relação entre as teorias da linguagem e o estudo das religiões, notadamente por meio da apresentação do quadro epistemológico da semiótica greimasiana de linha francesa. O artigo, de natureza teórica, ao observar as recorrências dos mecanismos de construção do sentido dos textos, presentes nos enunciados de interpretação religiosa, efetivados pela semiótica, procura realizar um breve histórico desses estudos, traçando algumas considerações acerca de como se processa o projeto da semiótica no que concerne ao tratamento de enunciados das linguagens da religião. Do mesmo modo que a área que trata das Linguagens da Religião, a semiótica greimasiana da qual trabalhamos, difere-se de propostas centradas nos aspectos de comunicação religiosa e nos aspectos de relações midiáticas, tomando por base os aspectos mais elementares da relação entre religião e linguagem. Ao tomarmos a religião como prática social, presente no espaço tensivo das práticas, esperamos contribuir com a apresentação de uma epistemologia diferenciada no que concerne ao tratamento das linguagens da religião.

Biografia do Autor

Sueli Maria Ramos da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul na FAALC, Curso de Letras. Atua como docente permanente no mestrado em Estudos de Linguagens - PPGEL (UFMS). Pesquisadora no grupo de pesquisa Grupo de Estudos Semióticos de Mato Grosso do Sul - SEMIOMS, do(a) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa: Semiótica: modelos teóricos e descritivos (USP). Atuou como Professora Contratada III do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da Universidade de São Paulo (2013-2014); Atuou como Professora Doutora do programa de mestrado em Letras em Linguagem, Cultura e Discurso da Universidade Vale do Rio Verde - Unincor - Três Corações - MG (2012-2014). Doutora em Semiótica e Linguística geral - FFLCH-USP (2012); Mestre em Linguística pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Lingüística geral da FFLCH-USP (2007); Graduação em Letras (bacharelado e licenciatura), nas habilitações de Português e Linguística pela Universidade de São Paulo (2005). Possui experiência em Língua Portuguesa, Linguística Geral, Semiótica e Análise do Discurso (AD-Francesa) com ênfase na análise de discurso religioso e de divulgação religiosa.

Publicado
2018-12-31
Como Citar
SILVA, S. M. R. DA. A semiótica greimasiana no quadro epistemológico das teorias da linguagem e dos estudos da religião. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 16, n. 51, p. 1066, 31 dez. 2018.