O gênero apocalíptico na literatura judaica intertestamentária: reflexões à luz da teoria literária em diálogo com a teologia

  • Cristiano Camilo Lopes Universidade Presbiteriana Mackenzie
Palavras-chave: literatura apocalíptica, período interbíblico, gêneros literários

Resumo

Neste artigo, propõe-se discutir a formação, composição e características do gênero apocalíptico. Para isso, são feitas considerações sobre o conceito de gênero literário à luz da Teoria Literária (COELHO, WELLEK; WARREN, MARCUSCHI, ZILBERMAN) e dos estudos da Teologia e da Hermenêutica (COLLINS, COSTA, KOSTENBERGER; FEE; STUART, PATTERSON, OSBORNE, ROWLEY, RYKEN). A princípio, levou-se em consideração as propostas da Teoria Literária e de teólogos bíblicos serviram de referencial teórico para o desenvolvimento das discussões conceituais do gênero. Em seguida, avaliou-se o contexto histórico do Período Interbíblico (aspectos sociais, culturais e religiosos), com vista a observar sua relação com a configuração interna do gênero apocalíptico (texto-contexto, forma, conteúdo, função). E, por fim, verificou-se que o gênero apocalíptico apresenta características específicas que o singularizam e que puderam ser descritas com base nas discussões propostas nesta pesquisa. Dentre esses elementos destacam-se: um meio de comunicação visionário ou revelatório; linguagem simbólica, figurada e metafórica; dualismo entre as realidades terrena e celestial.

Biografia do Autor

Cristiano Camilo Lopes, Universidade Presbiteriana Mackenzie
É pós-doutorando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária (PEPG-LCL), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui pós-doutorado em Literatura Infantil e Juvenil na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH/USP (2016), doutor (2012) e mestre (2009) em Letras pela Universidade de São Paulo-USP (Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa). É doutorando e mestre em Teologia (2017) pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (Instituto Presbiteriano Mackenzie), é bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005) e pelo Seminário Teológico Betel Brasileiro (1998). É membro do Grupo de Pesquisa "Produções Literárias e Culturais para crianças e jovens" da FFLCH/USP. Possui experiência em docência do ensino superior na área de Teologia e Letras.
Publicado
2019-04-30
Como Citar
LOPES, C. C. O gênero apocalíptico na literatura judaica intertestamentária: reflexões à luz da teoria literária em diálogo com a teologia. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 17, n. 52, p. 196-225, 30 abr. 2019.