Um palco de tensões e disputas: tempo presente e lembranças do passado no evangelho de Marcos

Main Article Content

Daniel Brasil Justi
André Leonardo Chevitarese
Lair Amaro dos Santos Faria

Resumo

Temática de reflexões constantes em outros trabalhos e estudos publicados, o tema da memória e suas relações entre passado e presente sempre provoca releituras dos textos antigos em nossas discussões acadêmicas. Analisar o tempo presente de uma comunidade por trás de um documento antigo é, de igual forma, sempre desafiador. No entanto, no texto atual (Evangelho de Marcos), quando analisadas à luz de conceitos heurísticos – como o de memória, por exemplo – há indícios bastante eficazes na proposição de novas percepções acerca da interação constante entre memórias pretéritas e construções de memória no tempo presente (do texto que tem sido analisado). Novos horizontes se abrem no campo de estudos sobre os textos que compõem o Novo Testamento quando se dialoga com a psicologia e com as pesquisas sobre memória. Nesse sentido, esse trabalho aplica o postulado de D. L. Schacter acerca das adaptações que se realizam nas lembranças do passado para que estas atendam às necessidades do presente ao evangelho de Marcos. Conclui-se que o autor do referido evangelho reescreveu as tradições recebidas de forma que elas respondessem a questões que se lhes faziam no presente.

 

Article Details

Como Citar
JUSTI, D. B.; CHEVITARESE, A. L.; FARIA, L. A. DOS S. Um palco de tensões e disputas: tempo presente e lembranças do passado no evangelho de Marcos. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 17, n. 52, p. 315-344, 30 abr. 2019.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Daniel Brasil Justi, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor Adjunto na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

André Leonardo Chevitarese, Professor Titular do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Lair Amaro dos Santos Faria, Pesquisador associado ao Laboratório de História das Experiências Religiosas do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Pesquisador associado ao Laboratório de História das Experiências Religiosas do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro.