O mito indígena da Terra sem Mal a partir das Ciências Sociais e da Ciência da Religião

Nestor Figueiredo

Resumo


O objetivo deste trabalho é explorar possíveis problemas de abordagem do mito da Terra sem Mal, com base apenas no aparato teórico das Ciências Sociais que veem a religião como um campo de estudo, afeito a determinadas e determinantes abordagens teórico-metodológicas. Para tanto, faremos uma breve recuperação da literatura clássica sobre o tema, predominantemente fora da Ciência da Religião, através de trabalhos que resgatam os primeiros relatos sobre o mito da Terra sem Mal, por meio de uma perspectiva bastante crítica da autora Cristina Pompa (1998). Em seguida, traremos um contraponto proveniente de estudos situados dentro da Ciência da Religião como disciplina autônoma, embora ainda em chave fenomenológica. Aqui, a referência principal será o autor Mircea Eliade (1992; 2002). A partir desse procedimento, tentaremos estabelecer possíveis implicações entre uma e outra abordagem, isto é, aquela das Ciências Sociais (religião como campo de estudo) e aquela mais bem relacionada a uma Ciência da Religião (religião como objeto de uma disciplina autônoma). Nas considerações finais, debatemos questões sobre a legitimidade da aplicação direta de categorias das Ciências Sociais sem uma teoria científica de fundo própria de seu objeto de estudo, isto é, a religião.

Palavras-chave


Terra sem Mal; Mito; Ciências Sociais; Ciência da Religião.

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DOI: https://doi.org/10.5752/P.1983-2478.2018v13n24p459-502

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