DIZER DEUS E O HUMANO NO CONTEXTO DA PÓS-MODERNIDADE

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CLEUSA CALDEIRA

Resumo

O contexto pós-moderno está marcado pela forte crise de sentido que experimenta os indivíduos, depois do colapso do sujeito moderno e a emergência da vulnerabilidade. Existem inúmeras interpretações desta vulnerabilidade, da mesma forma que multiplicam os contextos e seus sujeitos. Esta nova subjetividade, marcada pela aguda consciência da finitude, da culpabilidade e da possibilidade de redenção que chega pela alteridade amorosa, torna-se o novo o solo fecundo para pensar e dizer a experiência de Deus e do humano no coração da pós-modernidade. Nesse horizonte, este texto se propõe a apresentar duas versões de narrativas da experiência cristã em tempos de fragmentos, que nos coloca em contato com a pluralidade de aproximação ao mistério humano-divino em tempos pós-modernos.

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Como Citar
CALDEIRA, C. DIZER DEUS E O HUMANO NO CONTEXTO DA PÓS-MODERNIDADE. INTERAÇÕES, v. 14, n. 25, p. 186-204, 30 jun. 2019.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

CLEUSA CALDEIRA, PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ -PUCPR

Pós-doutoranda em teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutora em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte (2017). Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Especialização em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009). Bacharel em Teologia pelo Seminário Rev. Antonio de Godoy Sobrinho (2003), convalidou o diploma pela UNIFIL (2007), ambos em Londrina-Pr. Exerce o ministério pastoral na Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e contribui pastoralmente na Igreja Presbiteriana Unida do Brasil. Pesquisa atualmente sobre o acontecimento da redenção em contexto pós-moderno. Atuando também nos temas: Teologia Feminista; Hermenêutica Negra, Leitura popular da Bíblia; Teologia fundamental; teologia da libertação. É consultora da CENACORA (Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo), desde 2014. Membro da Soter ( Sociedade de Teologia e Ciências da Religião), desde 2013.

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