ENSINO RELIGIOSO EM TESES o estado da arte nas pesquisas em construção

Main Article Content

Sergio Rogerio Junqueira
Sonia Itoz

Resumo

A análise aqui descrita é resultado de mais uma etapa do Projeto Concepções e Produção, desenvolvido no Programa Concepções e Recursos Didáticos do Ensino Religioso, pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER). Projeto iniciado no ano de 2000, visando estabelecer a memória da construção do Ensino Religioso, assim como organizar e sistematizar as fontes produzidas no país para fundamentar a pesquisa.  O artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica, e se propôs realizar o Estado da Arte sobre o Ensino Religioso a partir das Teses disponibilizadas na sua integralidade. Compreendendo que a Tese é um trabalho de significado, para uma carreira acadêmica. As Teses foram localizadas no Banco de Dissertações e Teses da CAPES, como também nas publicações do Grupo de Pesquisa em Ensino Religioso – GPER, com identificação de produção acadêmico-científica, sobre o Ensino Religioso em 2018. Para isto, foram selecionados autores, para dialogar com os dados a partir da Ciência da Informação e da Metodologia Científica.

Article Details

Como Citar
JUNQUEIRA, S. R.; ITOZ, S. ENSINO RELIGIOSO EM TESES. INTERAÇÕES, v. 15, n. 2, p. 430-460, 20 nov. 2020.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Sergio Rogerio Junqueira, Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER)

Doutor e Mestre em Ciências da Educação da Universidade Pontifícia Católica Salesiana (Roma, Itália).Livre Docente e Pós-Doutor em Ciência da Religião na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Doutor em Geografia Cultural pela Universidade Federal do Paraná.Licenciado em Pedagogia na Universidade de Uberaba, Diretor do Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER). Brasil. ORCID: 0000-0003-2168-1186. E-mail: srjunq@gmail.com.

Sonia Itoz, Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER)

Mestre em Educação, PUC/SP. Graduação em Filosofia e Teologia. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER). Brasil. ORCID: 0000-0003-4398-3564 . E-mail: soniadeitoz@gmail.com.

Referências

ARAÚJO, Carlos. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v.12, n.1, jan./ jun. p. 11-32, 2006.

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE, Parecer CFE nº 977/19652, 3 de dezembro de 1965

FORESTI, Nóris. Estudo da contribuição das revistas brasileiras de biblioteconomia e ciência da informação enquanto fonte de referência para a pesquisa. 1989. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Biblioteconomia da Universidade de Brasília: UnB, Brasília, 1989.

HÜHNE, Leda Miranda (Org.) Metodologia científica: caderno de textos e técnicas. 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1997.

JUNQUEIRA, Sérgio et al. Socialização do saber e produção científica do Ensino Religioso. Porto Alegre: Editora Fy, 2017.

LLOYD, Christopher. As estruturas da história. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1985.

OLIVEIRA, Ely Francine; GRACIO, Maria Claudia. A produção científica em organização e representação do conhecimento no Brasil: uma análise bibliométrica do GT&2 da
ANCIB. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA DA ANCIB, ENANCIB, 10., 2009, João Pessoa. Anais. João Pessoa: ANCIB, 2009.

OLIVEIRA. Ednilson Turozi de. Ensino Religioso fundamentos epistemológicos. Curitiba, Ibpex, 2009.

PRITCHARD, Alan. Statistical bibliography or bibliometricas. Journal of Documentation, v. 25, p. 348-349, 1969.

SILVA, Vagner. Antropólogo e sua magia. São Paulo: Edusp, 2000.

ZIMAN, John Conhecimento público. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979.