O LEITOR-EXERCITANTE aproximações entre a imaginação ricoeuriana e a contemplação inaciana

Main Article Content

Pedro Barbosa Lima Junior
Ceci Maria Costa Baptista Mariani

Resumo

O presente artigo propõe demonstrar que existe uma correlação entre a imaginação ricoeuriana, presente na filosofia hermenêutica de Paul Ricoeur e a mistagogia dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola (EE) que se dá mediante um método próprio de leitura e contemplação dos textos bíblicos. Desta forma, o leitor (no sentido ricoeuriano) e o exercitante (no sentido inaciano) estariam realizando uma atividade interpretativa através da leitura, porém, por óticas díspares, a saber, uma filosófica e a outra espiritual. Se é durante a leitura que se realiza a hermenêutica, é, igualmente na linguagem narrativa em que se faz uma leitura de si. E se interpretação é hermenêutica, é justamente aqui que empregamos a imaginação ricoeuriana numa aproximação dialógica com a contemplação inaciana.

Article Details

Como Citar
LIMA JUNIOR, P. B.; MARIANI, C. M. C. B. O LEITOR-EXERCITANTE. INTERAÇÕES, v. 14, n. 26, p. 395-413, 19 dez. 2019.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Pedro Barbosa Lima Junior, PUC-Campinas

Mestre em Ciências da Religião pela PUC-Campinas. Graduado em Hstória pela UFJF. Professor de Ensino Religioso e História das Religiões no Instituto Educacional Imaculada (Campinas). Agente de Pastoral na mesma instituição.

Ceci Maria Costa Baptista Mariani, PUC-Campinas

Doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP. Mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Professora no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião e na Faculdade de Teologia da PUC-Campinas.

Referências

ARÉVALO, Eduardo Andrés Silva. Três novas abordagens da religião e da teologia a partir da filosofia. In: CRUZ, Eduardo Rodrigues da; MORI, Geraldo de. (Orgs.). Teologia e Ciência da Religião: a caminho da maioridade acadêmica no Brasil. São Paulo: Paulinas; Belo Horizonte: Editora PUC-Minas, 2011.

BUSTAMANTE, Cristina. La cuestión antropológica en Ricoeur: sujeto e imaginación; apuntes para un diálogo con la teología. v. 87, n. 109. Santigo de Chile: Pontificia Universidad Católica de Chile, 2018.

CARUANA, E.; BORRIELO, R.; DEL GENIO, M. R.; SUFFI, N. (Orgs.). Dicionário de Mística. São Paulo: Loyola: Paulus, 2003.

FILORAMO, Giovanni; PRANDI, Carlo. As Ciências das Religiões. São Paulo: Paulus, 1999.

FUMERO, Érico. A poética do tempo: uma aproximação da filosofia fenomenológica hermenêutica de Paul Ricoeur na obra Tempo e Narrativa. São Paulo: Loyola, 2018.

GEFFRÉ, Claude. Crer e interpretar: a virada hermenêutica da teologia. Tradução de Lúcia M. Endlich Orth. Petrópolis: Vozes, 2004.

GRONDIN, Jean. Paul Ricoeur. São Paulo: Loyola, 2015.

GRONDIN, Jean. Hermenêutica. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

HIGUET, Etienne Alfred. Hermenêutica da Religião. In: PASSOS, João Décio. USARSKI, Frank. (Orgs). Compêndio da ciência da religião. São Paulo: Paulinas: Paulus, 2013.

LOYOLA, Inácio de. Escritos de Santo Inácio: Exercícios Espirituais. São Paulo: Loyola, 2000.

MARTY, François. Sentir e saborear: os sentidos nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. São Paulo: Loyola, 2006.

MELLONI, Javier. La mistagogia de los ejercicios. Bilbao: Editorial Sal Terrae, 2001.

METTS, Ralph E. Inácio sabia: intuições pedagógicas. São Paulo: Loyola, 1997.

MONDONI, Danilo. História e teologia da espiritualidade. São Paulo: Loyola, 2014.

MORAES JUNIOR, Manoel R. de; SILVEIRA, Emerson S. da. A dimensão teórica dos Estudos da Religião: horizontes histórico, epistemológico e metodológico nas Ciências da Religião. São Paulo: Fonte Editorial, 2017.

PALAORO, Adroaldo. A experiência espiritual de Santo Inácio e a dinâmica interna dos exercícios. São Paulo: Loyola, 1992.

RICOEUR, Paul. A hermenêutica bíblica. São Paulo: Loyola, 2006.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução: Alain François [et. al.]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

RICOEUR, Paul. Do texto a acção: ensaios de hermenêutica II. Tradução Alcino Cartaxo, Maria José Sarabando. Porto. Ed. Rés, 1989.

RICOEUR, Paul. Escritos e conferências: hermenêutica. São Paulo: Loyola, 2011.

RICOUER, Paul. Interpretação e ideologias. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

RICOEUR, Paul. O conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Porto: Rés, 1969.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa I. Tradução Constança Marcondes Cesar. Campinas: Papirus, 1994.

ROTSAERT, Mark. Os exercícios espirituais: o segredo dos jesuítas. São Paulo: Loyola, 2o17.

SALLES, Walter. Paul Ricoeur e a refiguração da vida diante do mundo do texto. Síntese: Revista de Filosofia, Belo Horizonte, v. 39, n. 124, p. 259-278, 2012. Disponível em: http://faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/1805. Acesso em: 26 dez. 2018.

VASQUEZ, Ulpiano. A Contemplação para alcançar o amor. São Paulo: Loyola, 2005. (Coleção Leituras e Releituras 15).

VILLAS BOAS, Alex. Teologia em diálogo com a literatura: origem e tarefa poética da teologia. São Paulo: Paulus, 2016.