MARKETING EXISTENCIAL A PRODUÇÃO DE BENS DE SIGNIFICADO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Main Article Content

Ezir George Silva

Resumo

Escrito por Luiz Felipe Pondé, filósofo e professor da Pontifícia Universidade Católica em São Carlos – PUC – São Paulo, o livro não se destina à análise do mercado nem ao auxílio de consumidores ávidos por novos produtos, tendências ou etiquetas. Seu objetivo é discutir a relação entre a existência humana e os processos de significação do Ser na sociedade de bens e consumo. Mais ainda; a obra visa tanto problematizar a natureza do olhar contemporâneo acerca dos bens de significado, como colocar em relevo as questões mais profundas da condição humana, na relação com o consumo no século XXI, a partir dos pressupostos da Filosofia da Existência, especialmente do Pensamento Filosófico de Sören Aabye Kierkegaard (1813-1855). O objetivo é apontar subsídios fenomenológicos que ajudem a desvelar o que está por traz do visível e do aparente, visando conduzir o leitor à consciência de si no mundo. Pretende, ainda, identificar implicações sobre as configurações do processo de formação do Ser, que envolve a integralidade do ser inacabado, seus questionamentos, limites e possibilidades no contexto de uma cultura, técnica, globalizada e democrática.

Article Details

Como Citar
SILVA, E. G. MARKETING EXISTENCIAL. INTERAÇÕES, v. 14, n. 25, p. 248-252, 24 jul. 2019.
Seção
RESENHAS
Biografia do Autor

Ezir George Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD, Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Graduado em Pedagogia e Pós-Graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru – FAFICA. Ensina e pesquisa nas áreas de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação, da Comunicação Educativa e Educação e Espiritualidade. Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Autor dos livros Modernidade & Pluralidade: impacto destes pressupostos filosóficos e sociológicos sore a educação. Edições FAFICA, 2008 e Educação e Filosofia da Existência: contribuições de Otto Friedrich Bollnow para a formação humana. Editora LiberArs, 2018.

Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE . Área: Fundamentos da Educação

Referências

PONDÉ, Luiz Felipe. Marketing existencial: a produção de bens de significado no mundo contemporâneo. São Paulo: Três Estrelas, 2017, 182 p.