IMPACTOS DA TEOLOGIA NO PENSAMENTO DE PAUL RICOEUR
Main Article Content
Resumo
O intuito desse artigo é mostrar o problema da relação entre filosofia e teologia no pensamento de Paul Ricœur (1913-2005). É possível uma abordagem teológica de um filósofo? Seria razoável que Ricœur abordasse temas como o mal, o perdão e a reconciliação? Trata-se, como veremos a seguir, de uma relação complexa no próprio pensamento de nosso filósofo. Por isso, apresentaremos o desenvolvimento da relação entre a filosofia e a teologia em algumas de suas obras, utilizando, para tanto, seus principais comentadores da temática em questão. É possível afirmar que alguns aspectos tornam o projeto filosófico ricoeuriano singular: há um cuidadoso diálogo com diversos pensadores de diferentes épocas e campos do conhecimento. Ricœur parece absorver as grandes contribuições teológicas e de áreas afins do século XX. O diálogo entre o filosófico e o teológico, nesse aspecto, alarga o campo de pensamento da filosofia, enriquecendo-o, protegendo-o de pré-compreensões.
Article Details
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- 1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
AMHERDT, François-Xavier. L´herméneutique philosophique de Paul Ricoeur et son importance pour l´exégèse biblique. Paris: Les Éditions du Cerf, 2004.
BARTH, Karl. Church Dogmatics. Edinburgh: Clark, 1957.
BLUNDELL, Boyd. Paul Ricoeur between theology and philosophy: detour and return. Bloomington: Indiana University Press, 2014.
DOSSE, François. Paul Ricoeur: les sens d'une vie. 3. ed. Paris: La Découverte, 2008.
GIBELLINI, Rosino. A Teologia do Século XX. São Paulo: Loyola, 2002.
JANICAUD, Dominique. Le tournant théologique de la phénoménologie. Paris: Éclat, 1992.
REAGAN, Charles. Paul Ricoeur: his life and his work. Chicago: Chicago University Press, 1996.
RENAUD, Michel. A interpretação da criação segundo Paul Ricoeur. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa, 2012.
RICOEUR, Paul. Un philosophe protestant: Pierre Thévenaz. Paris: Esprit, 1957.
RICOEUR, Paul. Finitude et culpabilité, v.1 (l'homme faillible); v.2 (la symbolique du mal). Paris: Aubier, 1960.
RICOEUR, Paul. Le conflit des interprétations: essais d´herméneutique I. Paris: Editions du Seuil, 1969.
RICOEUR, Paul. Soi-même comme un autre. Paris: Seuil, 1990.
RICOEUR, Paul. La Vie chrétienne. Journal de l´Église presbytérienne au Canada, n. 41, 4-6, 1992.
RICOEUR, Paul. Lectures 3: Aux fronteires de la philosophie. Paris: Seuil, 1994.
RICOEUR, Paul. La critique et la conviction. Paris: Calmann-Lévy, 1995a.
RICOEUR, Paul. Le juste. Paris: Esprit, 1995b.
RICOEUR, Paul. Penser la Bible. Paris: Seuil, 1998.
RICOEUR, Paul. Vivant jusqu´à la mort: suivi de fragments. Paris: Seuil, 2007.
TEMPLETON PRESS. The Gifford Lectures: over 100 years of lectures on natural theology. Disponível em: https://www.giffordlectures.org/. Acesso em: 21 set. 2020.
THÉVENAZ, Pierre. La condition de la raison philosophique. Neuchâtel: Éditions de la Baconnière, 1960.