ELEIÇÕES 2018 E OS VALORES CRISTÃOS NA ESCOLA DOMINICAL convergências e contradições pentecostais

Main Article Content

Liniker Xavier

Resumo

Em ano eleitoral, a Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) escolheu o tema “Valores Cristãos: enfrentando as questões morais do nosso tempo” para as lições bíblicas da Escola Dominical, um dos mais importantes ambientes das ADs no Brasil. Entre abril e junho de 2018, meses antes das eleições presidenciais, foram abordados temas como ideologia de gênero, direitos humanos, aborto, sexualidade e política. As escolas dominicais sempre exerceram papel fundamental na educação protestante e continua sendo o principal meio de instrução para milhões de seguidores em todo o mundo. No Brasil, as classes infantis são, não poucas vezes, o único elo entre as crianças e a alfabetização, quando estas não têm acesso à educação formal. Com a instalação da crise política no Brasil e extremismos espalhados por todas as partes, as Lições Bíblicas das ADs vem marcar posição quanto as suas crenças e esclarecer acerca dos valores defendidos pela igreja ao mesmo tempo em que os pentecostais abraçam a candidatura de Jair Bolsonaro, que apresenta uma série de divergências com a fé pentecostal. Em comum, traços do fundamentalismo convergem nos programas religiosos e políticos.

Article Details

Como Citar
XAVIER, L. ELEIÇÕES 2018 E OS VALORES CRISTÃOS NA ESCOLA DOMINICAL. INTERAÇÕES, v. 14, n. 25, p. 96-116, 2 ago. 2019.
Seção
DOSSIÊ
Biografia do Autor

Liniker Xavier, Universidade Católica de Pernambuco

Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Mestre em Teologia pela Unicap (2018). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Joaquim Nabuco (2013). Foi assessor de comunicação da OAB-PE e assessor parlamentar na Câmara Municipal do Recife.

Referências

ANTOUN, Richard T. Understanding Fundamentalism: Christian, Islamic, and Jewish Movements. Walnut Creek: AltaMira Press, 2001.

BERGER, Peter L. Os múltiplos altares da modernidade: rumo a um paradigma da religião numa época pluralista. Petrópolis: Vozes, 2017.

CAMPOS, L.S. Evangélicos de Missão em declínio no Brasil. In: TEIXEIRA, Faustino; MENESES, Renata (orgs.). Religiões em movimento: o censo de 2010. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 127-160.

CARSON, D.A. A Intolerância da Tolerância. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2013.

DAYTON, Donald. Raízes teológicas do pentecostalismo. Natal: Editora Carisma, 2018.

ELLER, Jack David. Introdução à antropologia da religião. Petrópolis: Vozes, 2018.

FERREIRA, Franklin. Contra a Idolatria do Estado. São Paulo: Vida Nova, 2016.

FRESTON, Paul. Evangélicos na política brasileira: história ambígua e desafio ético. Curitiba: Encontrão Editora, 1994.

FRESTON, Paul. Protestantes e política no Brasil: da Constituinte ao Impeachment. Tese de Doutorado em Sociologia. Departamento de Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas, 2003.

GILBERTO, Antonio. Manual da Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 1974.

MARIANO, Ricardo. Laicidade à brasileira. Católicos, pentecostais e laicos em disputa na esfera pública. Revista Civitas: Porto Alegre, V.11 n.2, maio-agosto 2011, pgs. 238-258.

MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Loyola, 1999.

MARIZ, Cecília L.; GRACINO JR, Paulo; As igrejas pentecostais no Censo de 2010. In: TEIXEIRA, Faustino; MENESES, Renata (orgs.). Religiões em movimento: o censo de 2010. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 161-174.

MARTY, Martin E.; APPLEBY, R. Scott. Fundamentalism Observed. Chicago: The University of Chicago Press, 1991.

MENSAGEIRO DA PAZ. Seu voto decidirá quem deles presidirá o país. Ano 83, Nº 1552, setembro de 2014. Capa, p. 4-5.

MENSAGEIRO DA PAZ. Em eleição acirrada, mais uma vez voto evangélico faz diferença. Ano 87, Nº 1600, setembro de 2018. Capa, p. 4-5.

MENZIES, Robert P. Pentecostes: esta história é a nossa história. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.

OLIVEIRA, David Mesquiati; TERRA, Kenner R.C. Experiência e hermenêutica pentecostal: reflexões e propostas para a construção de uma identidade teológica. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.

SIQUEIRA, Gutierres Fernandes. Revestidos de Poder: uma introdução à teologia pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.

SOARES, Esequias. Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

SYLVESTRE, Josué. Irmão vota em irmão. São Paulo: Ed. Pergaminho, 1986.

TEIXEIRA, Faustino; MENESES, Renata (orgs.). Religiões em movimento: o censo de 2010. Petrópolis: Vozes, 2013.

TREVISAN, Janine Bendorovicz. Evangélicos pentecostais na política partidária brasileira: de 1989 a 2010. Revista Brasileira de História das Religiões: Maringá (PR) v. V, n.15, 2013.