O DOGMA TRINITÁRIO E A TEOLOGIA POLÍTICA aproximações entre Jürgen Moltmann e Giorgio Agamben

Main Article Content

Mariana Pfister

Resumo

Em O Reino e a Glória, o pensador italiano Giorgio Agamben procura demonstrar que o poder, forjado pela teologia cristã, apresenta-se por dois grandes paradigmas: teológico político e teológico econômico.  A teologia política aponta não só para a origem estrutural que alicerça o Estado Moderno firmado sob conceitos teológicos, como também enfatiza a primazia do paradigma teológico econômico sobre o teológico político.  É a partir dessa dupla estrutura advinda da teologia cristã que se consolida a máquina governamental na qual todo poder tipicamente soberano articula-se segundo essas duas polaridades, Reino e Governo, o poder de julgar e o exercício do julgamento, trindade imanente e trindade econômica. Ao buscar incansavelmente renovar essa clássica separação entre as “duas trindades”, Deus e sua práxis, Jürgen Moltmann parece observar, tal como Agamben, problemas na constituição da dogmática trinitária. Nosso objetivo é apresentar alguns pontos desse diálogo acerca da doutrina trinitária, cujo pano de fundo revela a crítica dos dois pensadores ao atual modo de governo, o teológico político.

Article Details

Como Citar
PFISTER, M. O DOGMA TRINITÁRIO E A TEOLOGIA POLÍTICA. INTERAÇÕES, v. 15, n. 1, p. 71-89, 10 jul. 2020.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Mariana Pfister, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestra em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2019). Graduação e Licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2016). Brasil. Bolsista FAPESP. ORCID: 0000-0002-4603-7154. E-mail: marianapft@hotmail.com

 

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Altíssima pobreza: regras monásticas e formas de vida. São Paulo: Boitempo, 2014.

AGAMBEN, Giorgio. O Reino e a Glória: uma genealogia teológica da economia e do governo. São Paulo: Boitempo, 2011.

CASEIRO, Eduardo Domingues. O drama original: a «kénosis» intradivina segundo Hans Urs von Balthasar no quadro da problemática da (i) mutabilidade e (im) passibilidade de Deus: uma leitura a partir da Teodramática. 2017. Dissertação. (Dissertação em Teologia) - Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Teologia, Lisboa.

LADARIA, Luis F. O Deus vivo e verdadeiro: o mistério da Trindade. São Paulo: Loyola, 2005, p. 82-98.

MOLTMANN, Jürgen. El Dios crucificado la cruz de Cristo como base y critica de toda teología cristiana. Salamanca: SIGÚEME, 1975.

MOLTMANN, Jürgen. God in creation: an ecological doctrine of. London: SCM, 1985.

MOLTMANN, Jürgen. O Espírito da vida. Uma pneumatologia integral. Petrópolis: Vozes, 1999.

MOLTMANN, Jürgen. Trindade e o Reino de Deus: uma contribuição para a teologia. Petrópolis: Vozes, 2000.