FORMAÇÃO HUMANISTA E EDUCAÇÃO Educar para a tolerância e o diálogo inter-religioso

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Roberlei Panasiewicz
Camila Campos Marçal da Cruz
Dinéia Fontoura Gonçalves

Resumo

A prática da intolerância e da violência, seja no campo religioso ou não, é constante na sociedade contemporânea. Neste contexto e a partir do ambiente educacional, pergunta-se: é possível educar para a valorização do humano e diminuir a violência? Esta reflexão visa responder a esta pergunta ao mesmo tempo em propõe que a formação humanista deve participar de maneira articulada com a formação intelectual no processo de ensino-aprendizagem das crianças e adolescentes. Este estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla sobre a tolerância e a promoção da cultura de paz em algumas escolas públicas de Ensino Fundamental da periferia da cidade de Belo Horizonte/MG. Partindo da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos, dos planos de aula da disciplina de Ensino Religioso e da observação participativa buscou-se compreender como os temas das humanidades são tratados nestes espaços. Urge uma educação para a alteridade e para a cidadania que perpasse disciplinas, projetos e temas transversais. Esta reflexão se estrutura apresentando os desafios do processo de ensino-aprendizagem, da educação para a tolerância e para o diálogo inter-religioso como princípios para bem saber e bem viver no ambiente escolar. A vivência da cultura da paz e da cidadania devem perpassar o ensino fundamental e superar contextos de intolerância e de violência de forma a educar para a responsabilidade social.

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Como Citar
PANASIEWICZ, R.; CRUZ, C. C. M. DA; GONÇALVES, D. F. FORMAÇÃO HUMANISTA E EDUCAÇÃO. INTERAÇÕES, v. 14, n. 26, p. 315-331, 30 dez. 2019.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Roberlei Panasiewicz, PUC Minas

Doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil (2005)
Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais , Brasil

Camila Campos Marçal da Cruz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Dinéia Fontoura Gonçalves , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas),

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