DIALÉCTICA DA TEOLOGIA POLÍTICA Carl Schmitt, Erik Peterson e Giorgio Agamben

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Alexandre Franco de Sá

Resumo

O presente artigo apresenta o debate sobre a teologia política entre Carl Schmitt e Erik Peterson sob a forma de uma estrutura dialéctica. Afirmando a decisão do soberano como uma secularização do milagre, a defesa por Carl Schmitt da soberania é apresentada como o momento afirmativo da teologia política. Ao invés, a negação da possibilidade de uma teologia política cristã, por Erik Peterson, aparece como a sua contraposição dialéctica. Ao opor-se a esta possibilidade, na recusa da teologia política imperial proposta por Eusébio de Cesareia, Peterson confronta-se com a concepção por Carl Schmitt de uma Igreja baseada na autoridade infalível do Papa. Erik Peterson, no entanto, estabelece um abismo entre teologia e política, tornando toda a teologia não política. Agamben parece, por seu lado, tenta pensar não uma teologia não política, mas uma teologia que torne possível uma política contra a política teológico-política. É este o sentido de uma teologia económica – uma afirmação da negação – a qual, no entanto, parece permanecer insuficiente.

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Como Citar
SÁ, A. F. DE. DIALÉCTICA DA TEOLOGIA POLÍTICA. INTERAÇÕES, v. 15, n. 1, p. 42-70, 10 jul. 2020.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Alexandre Franco de Sá, Universidade de Coimbra (UC) - Portugal

Doutor pela Universidade de Coimbra (2007), mestre em Filosofia pela Universidade de Lisboa (1998) e graduado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (1994). Professor Auxiliar da Universidade de Coimbra, Portugal, e Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR. ORCID: 0000-0001-6320-9993. E-mail: alexandre_sa@sapo.pt.

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