A MÍSTICA DE ETTY HILLESUM interfaces com a espiritualidade cristã
Main Article Content
Resumo
O artigo situa-se no âmbito dos estudos sobre mística e espiritualidade no contexto pós-moderno. A mística se tornou tema recorrente nas Ciências da Religião e na Teologia, pelas perspectivas que abre tanto para a dimensão existencial da fé como para o diálogo inter-religioso. O presente artigo busca uma interface entre a mística de Etty Hillesum e a espiritualidade cristã. Embora Etty não pertença a nenhuma instituição religiosa, sua experiência de Deus evidencia aspectos cruciais para qualquer tradição religiosa ou espiritual. No que diz respeito aos cristãos, sua mística engendra o resgate de elementos decisivos da experiência cristã: a descoberta de Deus na interioridade como fonte do amor fraterno e universal, apontando caminhos que ajudam na superação de certos traços mágico-supersticiosos que marcam a espiritualidade cristã e a evangelização em tempos pós-modernos.
Article Details
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- 1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BONHOEFFER, Dietrich. Resistência e Submissão: cartas e anotações escritas na prisão. São Leopoldo: Sinodal, 2003.
CARTA AOS ROMANOS. In: BÍBLIA SAGRADA. Tradução oficial da CNBB. Brasília: Edições CNBB, 2018.
CERTEAU, Michel de; OMENACH, Jean-Marie. Il cristianesimo in frantumi. Torino: Effatá, 2010.
DE LA PEÑA, Juan L. Ruiz. Teología de la creación. Santander: Sal Terrae, 1988.
DUQUOC, Christian. O único Cristo: a sinfonia adiada. São Paulo: Paulinas, 2008.
FRANCISCO. Evangelii Gaudium: exortação apostólica sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Loyola, 2013.
HERVIEU-LÉGER, Danièle. O peregrino e o convertido. Petrópolis: Vozes, 2008.
HILLESUM, Etty. Diario. Edizione Integrale. Milano: Adelphi, 2012.
HILLESUM, Etty. Lettere. Edizione Integrale. Milano: Adelphi, 2013.
JOÃO. In: BÍBLIA SAGRADA: tradução oficial da CNBB. Brasília: Edições CNBB, 2018.
MARCOS. In: BÍBLIA SAGRADA: tradução oficial da CNBB. Brasília: Edições CNBB, 2018.
MATEUS. In: BÍBLIA SAGRADA: tradução oficial da CNBB. Brasília: Edições CNBB, 2018.
MOIOLI, Giovanni. Mística Cristã. In: FIORES, S. de; GOFFI, T. (org.). Dicionário de Espiritualidade. São Paulo: Paulus, 1993, p. 769-780.
PRIMEIRA CARTA AOS CORÍNTIOS. In: BÍBLIA SAGRADA: Tradução oficial da CNBB. Brasília: Edições CNBB, 2018.
RANHER, Karl. O dogma repensado. São Paulo: Paulinas, 1970.
SANTA TERESA DE JESUS. Castelo interior ou moradas. São Paulo: Paulus, 1981.
SCHILLEBEECKX, Edward. História humana: revelação de Deus. São Paulo: Paulus, 2012.
SMELIK, A. D. Klass. Biografia de Etty Hillesum (1914-1943). In: HILLESUM, Etty. Diario. Edizioni Integrale. Milano: Adelphi, 2012.