INTERFACE ENTRE SAÚDE MENTAL E OBSESSÃO NO CONTEXTO DA DOUTRINA ESPÍRITA-CRISTÃ entrevista com Eugênio Eustáquio dos Santos

Main Article Content

Márden Cardoso Miranda Hott

Resumo

Entrevista realizada com Eugênio Eustáquio dos Santos, curador da Casa Chico Xavier, presidente da Aliança Municipal Espírita de Pedro Leopoldo e Matozinhos, e dirigente do Centro Espírita Meimei, localizados em Minas Gerais. A abordagem é direcionada para uma das vertentes da Doutrina Espírita-Cristã, a obsessão, considerando a vasta experiência do entrevistado com a tônica. O problema possivelmente de origem espiritual pode afetar a condição pessoal, familiar e social do obsediado, sendo que, por vezes, é considerado, equivocadamente, como um distúrbio da saúde mental do portador. O inquérito tem por objetivo colaborar para o avanço no entendimento do tema que é notadamente recorrente e incidente na população brasileira, embora seja relegado e pouco explorado. As questões foram respondidas em setembro de 2020, via plataforma de pesquisa online.

Article Details

Como Citar
HOTT, M. C. M. INTERFACE ENTRE SAÚDE MENTAL E OBSESSÃO NO CONTEXTO DA DOUTRINA ESPÍRITA-CRISTÃ. INTERAÇÕES, v. 16, n. 1, p. 199-207, 29 mar. 2021.
Seção
DEBATES E COMUNICAÇÕES
Biografia do Autor

Márden Cardoso Miranda Hott, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Saúde Coletiva e Comunicação Humana – Ciências Fonoaudiológicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do Programa Pós-graduação em Educadores da Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Brasil. ORCID: 0000-0002-2791-8677.    E-mail: estagioeeff@yahoo.com.br.

Referências

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Rio de Janeiro: FEB, 1995.
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Rio de Janeiro: FEB, 2005.
XAVIER, Francisco Cândido. Instruções Psicofônicas. Rio de Janeiro: FEB, 1985.