RELIGIOGRAFIA DAS PESQUISAS SOBRE A SECULARIZAÇÃO NAS TESES E DISSERTAÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO NO BRASIL

Main Article Content

Maurílio Ribeiro da Silva

Resumo

A secularização da sociedade é um processo histórico e social de fundamental importância na formação das sociedades modernas e nos processos subjetivos de autonomia, racionalização e emancipação do indivíduo e das instituições político/jurídicas. Ela não extinguiu a religião, entretanto, a religião e seus símbolos sagrados perderam a capacidade de ordenamento e legitimação da realidade. A secularização além de definir fenômenos religiosos, passou a definir fenômenos sociais, culturais, econômicos, históricos e psicológicos. Essa polissemização do termo gerou inúmeras pesquisas e discussões científicas. Essa comunicação apresenta o estado da arte das pesquisas sobre secularização no Brasil obtido através da pesquisa religiográfica da produção discente de teses e dissertações nos PPGCR nacionais sobre a temática da secularização. São apresentados os resultados obtidos na elaboração da dissertação Secularização à Brasileira: uma investigação sobre o estado da arte da discussão sobre a secularização a partir das teses e dissertações dos programas de pós-graduação em Ciências da Religião no Brasil de 1978 a 2012.

Article Details

Como Citar
SILVA, M. R. DA. RELIGIOGRAFIA DAS PESQUISAS SOBRE A SECULARIZAÇÃO NAS TESES E DISSERTAÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO NO BRASIL. INTERAÇÕES, v. 15, n. 2, p. 461-469, 20 nov. 2020.
Seção
DEBATES E COMUNICAÇÕES
Biografia do Autor

Maurílio Ribeiro da Silva, PUC MINAS

Mestre em Ciências da Religião – PUC Minas. Doutorado em andamento em Ciências da Religião na PUC Minas. Pós- graduado em Sociologia pela Universidade Gama Filho de São Paulo, em Filosofia Contemporânea pela PUC Minas e em Teologia Sistemática pela Faculdade Batista de Minas Gerais. Graduado em Teologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Brasil. ORCID: 0000-0002-3673-5215. E-mail: sgmaurilio@gmail.com.

Referências

ALMEIDA, Marcos Renato Holtz. A secularização do ocidente: o declínio e o reavivamento da religião na modernidade e seus reflexos no Brasil. 2003. 122 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Metodista de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, São Bernardo do Campo, 2003.

ARAÚJO, Paulo Sérgio. Dialética da secularização: uma perspectiva discursiva entre razão e religião em Jürgem Habermas. 2012. 147 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte, 2012. Disponível em: . Acesso em 10 set. 2014.

BALEEIRO, Cléber Araújo souto. O retorno da religião na época da superação da metafísica: religião e secularização no pensamento de G. Vattimo. 2009. 119 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Metodista de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, São Bernardo do Campo, 2009. Disponível em: . Acesso em 10 set. 2014.

BERGER, Peter L. A dessecularização do mundo: uma visão global. Religião & Sociedade, Rio de janeiro, v. 21, n. 1, p. 9-23, abr. 2001.

BERGER, Peter L. O dossel sagrado. 8. ed. São Paulo: Paulus, 2012.

BRANDÃO, João Batista. Axiologia, religião e secularização nos negócios: uma análise da competitividade em pequenas e médias empresas brasileiras. 2000. 243 f. Tese (Doutorado) – Universidade Metodista de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, São Bernardo do Campo, 2000.

LEITE, Alexandra Aparecida. Biodança: religiosidade ou secularização radical. 1999. 205 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Juiz de Fora, 1999. Disponível em: < http://www.ufjf.br/ppcir/curso/defendidas/dissertacoes/>. Acesso em 10 set. 2014.

MAGALDI, Juliana Alves. Os ‘sem religião’ no Brasil: um estudo sócio-antropológico sobre suas interpretações e consequências. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Juiz de Fora, MG, 2008.

PEREIRA, Olivar Alves. A teologia da secularização de Harvey Cox e sua busca pela plausibilidade para o cristianismo. 2009. 161 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, São Bernardo do Campo, 2009. Disponível em . Acesso em 10 set. 2014.

SILVA, Marcos Paulo Nogueira da. A aceitação irônica do sagrado: Gianni Vattimo e a secularização. 2011. 100 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: . Acesso em 10 set. 2014.

SILVA, Oseias Barbosa. Desencantamento e reencantamento do mundo sobre a atualidade da teologia da secularização. 1999. 111 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Metodista de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, São Bernardo do Campo, 1999.

SILVA, Maurílio Ribeiro. Secularização à brasileira: Uma investigação sobre o estado da arte da discussão sobre a secularização a partir das teses e dissertações dos programas de pós-graduação em Ciências da Religião no Brasil de 1978 a 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião), PUC Minas, Belo Horizonte, 2016.