DIVERSIDADE RELIGIOSA NA EDUCAÇÃO

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Lidia Kadlubitski
Sérgio Rogério Azevedo Junqueira

Resumo

O presente artigo partiu do seguinte questionamento: como a diversidade religiosa está sendo trabalhada na educação brasileira? Com vistas a responder esta questão, utilizou-se a pesquisa qualitativa, com método histórico e fundamentou-se na análise bibliográfica, subsidiada por leis educacionais, livros e revistas. E ao discorrer a história do Ensino Religioso no cenário brasileiro, revelou-se que com a Lei nº 9.475/97, este componente curricular tornou-se parte dos currículos das escolas oficiais do Ensino Fundamental do Brasil, e a partir deste periodo, não mede esforços para refletir sobre a diversidade cultural e religiosa do país, com vistas a contribuir para o conhecimento e respeito das diferentes expressões religiosas advindas da elaboração cultural que compõe a sociedade brasileira, formando cidadãos multiculturalistas.

Article Details

Como Citar
KADLUBITSKI, L.; JUNQUEIRA, S. R. A. DIVERSIDADE RELIGIOSA NA EDUCAÇÃO. INTERAÇÕES, v. 7, n. 11, p. 179-197, 11.
Seção
DEBATES E COMUNICAÇÕES
Biografia do Autor

Lidia Kadlubitski, PUC Minas

Mestra em Educação pela PUC-PR, Pedagoga, Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade
Bagozzi e de Ensino Religioso do Colégio Bom Jesus. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação
e Religião (www.gper.com.br).

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, PUC Minas

Doutor em Ciências da Educação, Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da
Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PRtt. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e
Religião (GPER – www.gper.com.br).