CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE RELIGIÃO E MAGIA NO SENSO RELIGIOSO CONTEMPORÂNEO

Main Article Content

Tatiane Aparecida de Almeida

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar considerações acerca da relação entre religião e magia no senso religioso contemporâneo. Nessa perspectiva, destacamos essa relação como um aspecto já existente desde os primórdios da sociedade dita primitiva, conforme o sociólogo Marcel Mauss nos apontou na obra Esboço de uma teoria geral da magia. No primeiro momento abordaremos nossa compreensão acerca do senso religioso contemporâneo, para posteriormente abordarmos o senso religioso em transformação a partir da relação entre religião e magia e, por fim, apresentar os impactos dessa relação no senso religioso contemporâneo.

Article Details

Como Citar
ALMEIDA, T. A. DE. CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE RELIGIÃO E MAGIA NO SENSO RELIGIOSO CONTEMPORÂNEO. INTERAÇÕES, v. 12, n. 21, p. 112-136, 2 ago. 2017.
Seção
DOSSIÊ
Biografia do Autor

Tatiane Aparecida de Almeida, PUC Minas

Mestra em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017). Licenciada em Pedagogia com aprofundamento em ensino religioso pela mesma instituição (2010-2014). Bolsista de iniciação científica pelo FIP PUC Minas (2013/2014). É membra do Grupo de pesquisa Religião e Cultura do PPGCR da Puc Minas desde 2013.