O MODELO RELIGIOSO E O PROGRESSO ÉTICO DA COMUNIDADE DE MATEUS NA PERSPECTIVA DE MAX SCHELER

Main Article Content

Newton Aquiles von Zuben

Resumo

Compreender a força de influência de um modelo em uma unidade social foi preocupação do filósofo Max Scheler. Em seus trabalhos fenomenológicos sobre a experiência ética, Scheler demonstrou a importância da presença de um modelo religioso. À vista disso, Karol Wojtyla, em sua tese de doutorado em filosofia, intitulada Max Scheler e a ética cristã, afirma a possibilidade de Jesus Cristo ser o gênio-religioso moral que influencia um progresso ético, e o Sermão da Montanha a exemplificação desse mesmo progresso. Com isso em mente, o objetivo deste trabalho é localizar o modelo religioso  e compreender o modo como se entende a experiência ética da comunidade mateana, a partir de uma investigação do texto bíblico Sermão da Montanha, tendo como base o pensamento de Max Scheler. Em suma, este trabalho, ao correlacionar as duas realidades textuais – a saber: o texto bíblico e o fenomenológico –, tenta responder à seguinte questão: qual a importância de Jesus Cristo, enquanto modelo religioso, para o progresso ético da comunidade mateana?


 

Article Details

Como Citar
VON ZUBEN, N. A. O MODELO RELIGIOSO E O PROGRESSO ÉTICO DA COMUNIDADE DE MATEUS NA PERSPECTIVA DE MAX SCHELER. INTERAÇÕES, v. 12, n. 21, p. 137-154, 2 ago. 2017.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Newton Aquiles von Zuben, Pontificia Universidade Católica de Campinas

NEWTON AQUILES VON ZUBEN CONCLUIU O DOUTORADO EM FILOSOFIA - UNIVERSITE CATHOLIQUE DE LOUVAIN EM 1970 COM TESE SOBRE MARTIN BUBER. ATUOU NAS UNIVERSIDADES: PUC-SP(1971-1974) E UNICAMP (1974-2001) ONDE SE APOSENTOU EM 2001 COMO PROFESSOR TITULAR. DESDE 20O5 É TITULAR DA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE CAMPINAS. PUBLICOU DIVERSOS TRABALHOS - ARTIGOS, CAPÍTULOS E LIVROS. ORIENTOU 22 DISSERTACOES DE MESTRADO E 15 TESES DE DOUTORADO NAS AREAS DE EDUCACAO E FILOSOFIA.  ATUA NA AREA DE FILOSOFIA, COM ENFASE EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, ETICA, ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA, BIOETICA E FENOMENOLOGIA. FILOSOFIA DAS TECNOCIENCIAS, . (07/12/2015)

Referências

REFERÊNCIAS
BÍBLIA. A Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 1985.
OVERMAN, J. Andrew. O evangelho de Mateus e o judaísmo formativo: o mundo social da comunidade de Mateus. São Paulo, SP: Loyola, 1997.
SCHELER, Max. Ética: Nuevo ensayo de fundamentación de un personalismo ético Tomo II. Buenos Aires: Revista de Occidente Argentina, 1948.
______. Modelos e líderes. Curitiba: Champagnat, 1998.
______. De lo eterno en el hombre. Madrid: Encuentro, 2007.
______. Do eterno no homem. Petrópolis: Vozes, 2015.
SEGUNDO, Juan Luiz. O caso Mateus: Os primórdios de uma ética judaico-cristã. São Paulo: Paulinas, 1997.