Canções matemáticas: a apreensão do objeto matemático

  • Sidcley Dalmo Teixeira Caldas
  • Adelmo Carvalho da Silva

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral apresentar o andamento e os “achados” da minha pesquisa de Doutorado, realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Federal da Bahia - UFBA, cujo objetivo geral é analisar como as canções matemáticas possibilitam o processo de apreensão de objetos matemáticos na escola. Meu interesse pela temática é por ter vivenciado práticas educativas similares, bem como por achar importante analisar como essa estratégia didática contribui no processo de apreensão do objeto matemático, enquanto um tipo de registro de representação semiótica. De abordagem qualitativa, a pesquisa é uma etnopesquisa-formação, na qual serão utilizadas entrevistas semiestruturadas e grupos dialógico-cancionais para a coleta de informações. Serão abordados os teóricos que já dão suporte à investigação, dos quais destacamos Macedo (2004;2012), Garnica (2014), Duval (2009; 2011; 2013a; 2013b), Caldas (2013; 2016a; 2016b) e Tatit (2004; 2008; 2016). Os achados ainda se concentram nos suportes literários, haja vista que o contato com os sujeitos ainda está por acontecer.

Biografia do Autor

Sidcley Dalmo Teixeira Caldas

Mestre em Educação e Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Adelmo Carvalho da Silva

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente do Programa de Pós-
Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso.

Publicado
18-12-2019
Seção
Artigos