A importância da Matemática Discreta na formação de professores de Matemática

  • Rubens Vilhena Fonseca Universidade do Estado do Para (UEPA)
  • Teodora Pinheiro Figueroa Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-PB)
  • Andreza Thalia Menezes Monteiro Universidade do Estado do Para (UEPA)

Resumo

Esta pesquisa, de cunho teórico-qualitativo, tem como foco principal mostrar a importância da Matemática Discreta na formação de professores de matemática. Para isso realizamos uma pesquisa teórica em trabalhos científicos e, apresentamos algumas discussões sobre questões matemáticas relacionadas com a Aritmética dos Inteiros, as quais comprovam a importância do raciocínio discreto. Nossa investigação tem como foco a seguinte questão de pesquisa: Quais as contribuições da Matemática Discreta na formação de professores? É necessário repensar sobre praxeologias que poderiam favorecer a um tipo de raciocínio por meio do qual os estudantes discorreriam sobre uma maneira de pensar, na perspectiva da Matemática Discreta?A partir de resultados de pesquisas apresentamos um contexto histórico das Equações Diofantinas Lineares e do Algoritmo de Euclides, Conexões Matemáticas: Ensino Superior x Escola Básica e, Teorias Matemáticas relativas a estes saberes, de modo a mostrar que existe a possibilidade de discussões sob o ponto de vista da Matemática Discreta entre o ensino superior e a escola básica na formação de professores. Os trabalhos de pesquisas investigados validaram a nossa proposta.

Publicado
31-07-2020
Seção
Artigos