Múltiplas avaliações em Matemática: uma experiência

  • Ademir Basso CEPACS / FAMA PR

Resumo

Neste artigo, é apresentada uma experiência onde foram utilizados múltiplos instrumentos avaliativos para recolher informações sobre o aprendizado de matemática nos três anos do Ensino Médio em um Colégio da Região Sudoeste do Paraná. Ao todo, foram 11 instrumentos avaliativos aplicados aos 5 grupos de estudantes nos turnos matutino, vespertino e noturno. O objetivo foi avaliar de maneira diferenciada e integrar, na medida do possível, a avaliação ao processo de ensino de matemática. Foram utilizados como instrumento avaliativo a cola, as tarefas/trabalhos de casa, o trabalho em duplas, imagens, filmes e séries, lendas, maquetes, relatórios, avaliação relâmpago, uma exposição e ainda, usando o artifício das piadas, do humor. O resultado foi positivo, pois tanto a aplicação mostrada pelos estudantes, quanto as menções/notas mudaram significativamente.

Publicado
31-07-2020
Seção
Artigos