Aulas de Matemática nos contextos da Educação no Campo

  • Samya de Oliveira Lima Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Marcus Bessa de Menezes Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Universidade Estadual da Paraíba.

Resumo

Neste trabalho, objetivou-se analisar o ensino de Matemática na modalidade da Educação do Campo. Conforme definido pela legislação brasileira, a Educação do Campo deve ser específica e emancipatória mediante as expressões sociais, culturais e políticas de cada sujeito. Discussões recentes na área da Educação do Campo apontam a importância de fomentar, nos processos de ensino e aprendizagem, o protagonismo dos educandos por meio de situações didáticas que incluam as dimensões sociais, culturais e políticas existentes nos diferentes contextos desses sujeitos. A abordagem metodológica se configurou em um estudo de caso com característica etnográfico. É pautada numa abordagem qualitativa, na perspectiva da Etnomatemática. A pesquisa foi real izada na Universidade Regional do Cariri – Urca, no Estado do Ceará, com estudantes do curso, sendo estruturada na aplicação do questionário. Espera-se que estes estudos sobre ensinar Matemática nos cursos de Licenciatura do Campo possam contribuir para uma reflexão acerca do pr ocesso de formação desses educandos. A valorização das vivências, das experiências cotidianas e dos sonhos, reconhecendo o sujeito em seu espaço, em suas raízes, sua cultura, seus conhecime ntos, seus desejos, para dar “voz” e “vez” e resgatar nos discentes o seu direito à cidadania, com a finalidade de termos uma sociedade com mais oportunidades e menos desigualdades.

Biografia do Autor

Samya de Oliveira Lima, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba. Docente da Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos contextos da Educação do Campo e do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística da Universidade Federal do Pernambuco.

Marcus Bessa de Menezes, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Universidade Estadual da Paraíba.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco e Universidad Complutense de Madrid. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Universidade Estadual da Paraíba.

Publicado
31-07-2020
Seção
Artigos