Estudo de produtos notáveis através da investigação matemática

  • Fabrycia Maria Teodoro Santos
  • Arthur Zallio Alves Pereira Fundação Torino
  • Adriana Oliveira Almeida Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros

Resumo

Este artigo se propõe a abordar como o ensino de álgebra tem sido proposto pelos autores nas séries finais do Ensino Fundamental, na perspectiva da investigação Matemática, ou seja, deixando de lado a reprodução mecânica e tradicional de algoritmos. Acreditando em uma abordagem diferenciada dentro do ensino da Matemática, uma atividade investigativa referente ao caso “Quadrado da soma de dois termos” de produtos notáveis foi aplicada a alunos que concluíram o
7º ano do Ensino Fundamental em 2017. Constatou-se que, mesmo sem conhecimentos de álgebra, os alunos conseguiram, por meio da observação, chegar ao algoritmo de uma forma mais significativa, sem recorrer a fórmulas prontas e memorizadas.

Biografia do Autor

Fabrycia Maria Teodoro Santos

Mestre em Ensino de Matemática pela PUC Minas.

Arthur Zallio Alves Pereira, Fundação Torino

Docente da Fundação Torino.

Adriana Oliveira Almeida, Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros

Docente da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros. Mestre em Ensino de Matemática pela PUC
Minas.

Publicado
31-07-2020
Seção
Artigos