Teoria cognitiva da aprendizagem multimídia e jogos digitais
Resumo
Este artigo possui abordagem exploratória de caráter qualitativo, cujo objetivo é analisar as características de jogos educativos digitais, a fim de verificarmos se possuem potencial para o ensino de matemática à luz da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia. Buscamos responder ao seguinte questionamento: De que maneira a Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia pode contribuir para nortear os educadores na seleção de jogos educativos digitais para o ensino de matemática? O referencial teórico utilizado foi baseado nas publicações de Mayer. Analisamos três jogos: Jogos de Matemática, 1ª e 2ª Séries: Jogos de Matemática para Crianças e Rei da Matemática. Concluímos que a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia contribui na seleção de jogos educativos que tenham potencial para o ensino de matemática pois, foi possível identificar, por meio da análise realizada, os princípios para jogos desenvolvidos por Mayer que colaboram de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem de matemática.