A aplicação da experimentação contextualizada e interdisciplinar com estudantes do Ensino Médio: percepções e considerações
Resumo
A experimentação tem papel importante na aprendizagem, desde que concebidas com o propósito de favorecer o diálogo em sala de aula e a contextualização dos conteúdos. O objetivo deste artigo é divulgar uma pesquisa que visou investigar a efetividade da experimentação contextualizada e interdisciplinar apresentada no livro: “Dialogando Ciência entre sabores odores e aromas: contextualizando os alimentos química e biologicamente”, analisando-se a realização dos experimentos possibilitam aprendizado numa perspectiva dialógica e problematizadora. A abordagem experimental se deu nas aulas de Biologia em três turmas de 1º ano de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. Os estudantes em grupos realizaram e apresentaram os experimentos; após, responderam um questionário. A partir da análise dos dados, considerou-se a importância da indissociabilidade da teoria e prática, valorizando as concepções prévias dos estudantes e confrontando-as com os discursos da ciência. Destaca-se a inserção do diálogo na dinâmica da experimentação através dos questionamentos, da contextualização e da interdisciplinaridade.