O Teorema Fundamental da Aritmética – números primos e sutilezas ocultas da Aritmética

  • Rubens Vilhena Fonseca Universidade do Estado do Pará
  • Andreza Thalia Menezes Monteiro Universidade do Estado do Pará
  • Richard Campos Vilhena Fonseca UCA/UFPA

Resumo

Havia um engano muito comum no Ensino Básico em se pensar que a Aritmética era apenas um percurso inicial antes da Álgebra e sendo apenas a parte mais elementar da Matemática. A partir desse erro era comum, a Aritmética ser ensinada nos primeiros anos, enquanto, a Álgebra, apenas a partir de anos posteriores Neste aspecto particular, a BNCC faz indicações que procuram minimizar esse equívoco.  A grande maioria das pessoas tem noções da Matemática que elas aprenderam na escola e a ideia sobre a elementaridade da Aritmética acaba tomando raízes profundas levando, em geral, a um desinteresse sobre o assunto. Entretanto, a verdade é que a Aritmética – estudo de propriedades dos números inteiros e de operações sobre eles – é um assunto profundo, difícil, de intensas pesquisas e longe de ser elementar para os matemáticos. É uma parte tão importante devido aos seus impressionantes resultados que, nos meios matemáticos, é considerada a “Rainha da Matemática’. Tópicos avançados de Aritmética pertencem à área conhecida como Teoria dos Números, de modo a distingui-la da aritmética escolar. Mas estas designações não alteram fatos. Tanto a Aritmética escolar quanto a Teoria dos Números pertencem a uma mesma esfera de conhecimento. Neste artigo, queremos mostrar isso. Consideraremos o chamado Teorema Fundamental da Aritmética (TFA) ou Teorema da Fatoração Única em Primos (TFUP). É um teorema muito usado na escola básica e possui uma rica história que deve ser conhecida para que se possa avaliar, com precisão, fatos e sutilezas aritméticas envolvidas na fatoração em primos que não percebemos e como esse importante teorema requer uma prova cuidadosa e detalhada que possa ser apresentada na escola básica.

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Biografia do Autor

Rubens Vilhena Fonseca, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação Matemática pela PUC SP. Docente da Universidade do Estado do Pará

Andreza Thalia Menezes Monteiro, Universidade do Estado do Pará

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Pará

Richard Campos Vilhena Fonseca, UCA/UFPA

Licenciando em Física pela UCA e bacharelando em Física pela UFPA

Publicado
23-12-2021
Seção
Artigos