As dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização de crianças que não obtiveram êxito na apropriação da leitura e da escrita: um estudo de caso

Elizete Ferreira de Souza, Layla Karoline Maximiano, Márcia Simões de Gusmão, Maria dos Anjos Campos Lessa, Paola Carolina da Silva Dias, Orient.: Vera Lucia Lins Sant’Anna

Resumo


A temática deste artigo consiste em demonstrar a importância de um bom planejamento para que se tenha êxito na alfabetização e no processo de construção do conhecimento. Sabe-se, que a escolarização pode ser caracterizada como um elemento eficaz para a construção de uma sociedade democrática, pois não se trata apenas de transmitir conhecimentos, mas, sobretudo, de articular uma educação mais eficiente, oferecendo novos projetos pedagógicos, nos quais a educação teria a função de democratizar e igualar as oportunidades perante a sociedade. A análise deste tema teve embasamento no estudo de caso realizado numa instituição que tem como prioridade a Educação de qualidade para todos. A escolha do tema de estudo justifica-se pela preocupação com o número cada vez maior de crianças com dificuldades no processo de alfabetização. Pretende-se analisar como a Instituição escolhida trabalha a questão.

  

PALAVRAS-CHAVE: Dificuldades de aprendizagem. Educação. Processo de alfabetização. Papel do professor.


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