FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO DOMICILAR (HOMESCHOOLING): análise de sua situação no Brasil

  • Camila Oliveira da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas
  • Daniel Ribeiro Batista Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas
Palavras-chave: Métodos de ensino. Educação domiciliar. Homeschooling.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o funcionamento do método de ensino domiciliar ou, como é mais conhecido, “homeschooling”, que teve origem nos EUA, mas que, atualmente, tem se espalhado por todo o mundo. Embora no Brasil seja um assunto pouco discutido, a cada dia vemos que esta “barreira do silêncio” está sendo quebrada e o tema tem ficado mais em evidência, tanto que, mesmo com todas as dificuldades, já se estima um número de mais de 800 famílias em todo o país que optam por educar seus filhos em casa Desta forma, neste artigo, tentaremos tanto fomentar a discussão a respeito do homeschooling no âmbito acadêmico, como também apresentá-lo para as pessoas que ainda não o conhecem, esclarecendo melhor o significado de educar os filhos em casa, como isso ocorre, qual a situação jurídica brasileira, a análise de casos e outros aspectos.

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Biografia do Autor

Camila Oliveira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas
Aluna do 5º período de Letras na PUC.
Daniel Ribeiro Batista, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas
Aluno do 5º período de Letras na PUC.
Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS