FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO DOMICILAR (HOMESCHOOLING): análise de sua situação no Brasil
Palavras-chave:
Métodos de ensino. Educação domiciliar. Homeschooling.
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o funcionamento do método de ensino domiciliar ou, como é mais conhecido, “homeschooling”, que teve origem nos EUA, mas que, atualmente, tem se espalhado por todo o mundo. Embora no Brasil seja um assunto pouco discutido, a cada dia vemos que esta “barreira do silêncio” está sendo quebrada e o tema tem ficado mais em evidência, tanto que, mesmo com todas as dificuldades, já se estima um número de mais de 800 famílias em todo o país que optam por educar seus filhos em casa Desta forma, neste artigo, tentaremos tanto fomentar a discussão a respeito do homeschooling no âmbito acadêmico, como também apresentá-lo para as pessoas que ainda não o conhecem, esclarecendo melhor o significado de educar os filhos em casa, como isso ocorre, qual a situação jurídica brasileira, a análise de casos e outros aspectos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).